10 benefícios que a dança de salão pode proporcionar

Dança de salão é sempre divertida. Afinal, esta é uma atividade muito democrática, que pode ser exercida por praticamente todo mundo. Além disso, quando praticada periodicamente, a dança de salão passa a ser considerada uma atividade física, oferecendo vários benefícios à saúde.

Dança de salão

Fonte: Petite Danse.

Conheça 10 benefícios da dança de salão e comece a praticá-la imediatamente:

1. Relaxamento: como a dança de salão é muito divertida, ela ajuda a pessoa a relaxar, contribuindo com a diminuição do estresse, que pode levar a vários benefícios tanto físicos quanto psicológicos. Uma hora de dança de salão pode te ajudar a ter uma noite de sono muito melhor.

2. Interação social: como a maioria dos ritmos exige um certo nível de contato com outra pessoa, a dança de salão acaba incentivando a interação social. A confraternização que acontece durante as aulas também pode ajudar principalmente pessoas mais tímidas.

3. Autoconfiança e autoestima: ao perceber que é possível aprender vários ritmos com seu trabalho e esforço, a pessoa também acaba desenvolvendo autoconfiança. Além disso, dançar periodicamente leva ao emagrecimento e mudanças corporais positivas, o que também contribui para o aumento da autoestima.

4. Memória: para aprender vários ritmos, com vários passos e coreografias diferentes, é preciso usar muito a memória, o que pode ser bastante positivo para pessoas com mais idade. Exercitar a memória constantemente auxilia o cérebro contra a prevenção de doenças como mal de Alzheimer.

10 benefícios que a dança de salão pode proporcionar

Fonte: Petite Danse.

5. Aumento da energia: toda atividade física deixa a pessoa mais ativa devido ao estímulo da energia. Assim fica muito mais fácil desenvolver outras atividades, tanto no trabalho quanto em casa. Com tanto pique, é provável que você deseje dançar todos os dias!

6. Aumento do tônus muscular: embora a dança de salão não envolva trabalhos musculares diretos, a musculatura acaba se tornando mais firme devido ao trabalho contínuo. Como não há hipertrofia, os músculos não aumentam, mas recuperam o tônus, principalmente das pernas e dos glúteos.

7. Aumento do equilíbrio e da coordenação motora: a dança de salão leva a um aumento da consciência do corpo e de como ele se move, desenvolvendo ainda mais a coordenação motora e o equilíbrio. A atividade também ajuda no desenvolvimento da percepção espacial.

8. Desenvolvimento cardiovascular: a dança de salão não deixa de ser uma atividade física e, como toda atividade física, leva ao desenvolvimento cardiovascular, pois acelera os batimentos fazendo com que o aluno transite por diferentes zonas de frequência cardíaca Pessoas com problemas respiratórios podem melhorar muito ao praticar dança de salão periodicamente.

Benefícios da dança de salão

Fonte: Petite Danse.

9. Melhora na postura: em qualquer dança, inclusive na de salão, ter postura é fundamental para que os passos sejam executados corretamente e também para que a coreografia fique mais bonita. Essa postura usada durante a dança tende a se tornar mais constante na vida de um praticante da dança, pois a pessoa percebe que manter a coluna no lugar é melhor para ela e ainda previne dores.

10. Diversão e bem-estar: a dança de salão é uma atividade muito divertida, que estimula o corpo e a mente. Para quem não gosta de atividades físicas tradicionais, como musculação e ginástica localizada, a dança de salão pode ser uma ótima opção. Além disso, realizar uma atividade divertida e prazerosa aumenta o bem-estar da pessoa.

A dança de salão oferece muitos benefícios para seus praticantes. Por isso, se você também quer mudar de vida através de uma atividade que proporciona diversão e ajuda a melhorar o corpo e a mente, não deixe de consultar as turmas e os horários de dança de salão da Petite Danse.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.