fbpx
 

BALLET CLÁSSICO

O Ballet Clássico (ou balé clássico) nos leva a outros mundos e épocas. É algo além da nossa vida diária. Usa muitas convenções e é isso que o faz claro e compreensível, sem que se precise da linguagem ou de outras formas de comunicação.

Em 1700, Pierre Beauchamp construiu a base do academismo, quando também elaborou as 5 posições dos pés, transformando a arte do ballet na mais duradoura de todas as modalidades de dança.

Embora o ballet tenha nascido na Itália, foi a França que ficou conhecida como a pátria do ballet; por isso, os passos têm nomes franceses.

O Ballet Clássico está dividido em 3 módulos de ensino:

MÓDULO I – 4 NÍVEIS

Engloba os 4 primeiros anos de aprendizado do curso preparatório, dividido em 4 níveis:

  • Preparação para dança I (crianças com 3 anos de idade);
  • Preparação II (crianças com 4 anos de idade);
  • Pré-ballet I (crianças com 5 anos de idade);
  • Pré-ballet II (crianças com 6 anos de idade).

Nesta etapa do aprendizado, as crianças são estimuladas a trabalhar de forma lúdica e criativa.

Desde o nascimento, o bebê possui toda a base de sua coordenação motora, que influenciará suas conquistas futuras como sentar, engatinhar, andar, falar, DANÇAR…

O ser humano evolui por etapas. Na medida em que cada uma delas seja plenamente cumprida, a passagem para a seguinte será facilitada.

Sentir, perceber e conhecer o corpo e suas possibilidades de movimento e expressão: correr, saltar, rolar, esticar, girar, respirar, enfim… brincar conscientizando e estruturando o próprio corpo.

O desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação do seu corpo com o meio em que vive, com as pessoas com que convive e com o mundo onde estabelece ligações afetivas e emocionais.

O movimento deve ser trabalhado através do conhecimento do próprio corpo com o espaço, da relação do corpo com os objetos e com o intelecto.

Metodologia

Casa de Brinquedos | Escola de Dança Petite Danse

O conteúdo aplicado é estudado e desenvolvido através dos movimentos naturais das crianças, da utilização do simbolismo e da fantasia, permitindo estimular o desenvolvimento da atividade criadora e da imaginação.

A individualidade da criança será respeitada em cada fase de seu desenvolvimento, visando manter a motivação, estímulo pelas aulas da dança, favorecendo a organização motora, respeitando não só sua idade cronológica, mas principalmente o seu amadurecimento psicomotor.

Diversos materiais são utilizados para auxiliar o aprendizado do conteúdo estabelecido pelo programa.

As aulas de ballet são sempre criativas, utilizando recursos didáticos que possam facilitar o aprendizado do conteúdo estabelecido pelo programa, como: histórias, músicas apropriadas, objetos e adereços (bolas, arcos, balões, elásticos, etc.).

Objetivos Específicos

O planejamento do curso de preparação para dança contribui para o desenvolvimento de hábitos de disciplina, estimulando amor em estudar e fazendo uso de um trabalho de educação do movimento dinâmico, variado e criativo. O aprendizado fica ainda mais produtivo e apaixonante.

Além disso, o aluno terá noções de:

  • consciência corporal;
  • espaço;
  • tempo;
  • dinâmica do movimento;
  • coordenação motora;
  • psicomotricidade;
  • equilíbrio;
  • memorização;
  • musicalidade;
  • concentração;
  • criatividade;
  • socialização;
  • exercícios posturais e de alongamento.
O ballet clássico não é uma atividade exclusiva para crianças e jovens. É uma excelente opção de exercício para quem deseja ter um físico saudável e uma mente tranquila.

MÓDULO II – 2 + 3

O Módulo II está dividido em dois anos preliminares e 3 anos básicos, onde será iniciado o estudo da técnica clássica propriamente dita e especificamente o curso pré-profissional.

  • Preliminar I e II – crianças na faixa etária de 7 a 9 anos de idade
  • Básico I e II – crianças na faixa etária de 9 a 11 anos de idade
  • Básico Intermediário – crianças com habilidades de técnicas para iniciar o estudo das pontas

Metodologia

Nesta fase do aprendizado, será utilizado parte do conteúdo da escola do Royal (Inglesa) e posteriormente o estudo será concluído pela escola de Vaganova (Russo).

Na realização de seu desejo, a criança, ao agir, encontra o julgamento do adulto. A partir deste julgamento, descobre a punição e a culpa, através da valorização de suas condutas julgadas positivas, bonitas, certas ou não. A intervenção de um educador se limita a um plano verbal positivo, o gestual comedido, honesto e sincero.

MÓDULO III – 3 NÍVEIS

PRÉ-PROFISSIONAL

  • 1º ano Médio
  • 2º ano Médio
  • 3º ano Médio

PROFISSIONAL

  • 1º ano Médio
  • 2º ano Médio
  • 3º ano Médio

O Módulo III está dividido em 3 níveis de ensino, divididos pelo grau de desenvolvimento técnico dos alunos.

Descubra mais informações em Curso Profissionalizante.

  • Trabalha o alongamento e flexibilidade;
  • Melhora o tônus muscular;
  • Contribui com exercícios de concentração e memorização;
  • Melhora a postura;
  • Contribui para o aumento da auto-estima e diminuição da timidez;
  • Musicalidade.

AULA GRÁTIS

HORÁRIOS

A ESCOLA

DEPOIMENTOS

NOVIDADES

  • Estamos nos aproximando daquela época do ano deliciosa; espetáculo de final de ano + férias + verão! E esse ano, nosso espetáculo infantil conta um pouquinho sobre as coisas boas do Brasil; a natureza, comidinhas típicas, personagens inesquecíveis e músicas que marcaram a história! Com......

  • A história de Ingrid Santos da Silva começa como a de muitas meninas, que desde pequenininha queria ser bailarina. Mas neste post você vai saber como Ingrid foi dançar em uma das maiores companhias de ballet dos EUA. Ela nasceu em Benfica, no Rio de......

  • 1)A coreografia original foi feita por Arthur Saint-Leon, um dos principais maîtres da Ópera de Paris, que logo depois seria substituído por Petipá. Mas, tem se usado muito a versão do coreógrafo cubano Enrique Martinez, criada originalmente para o American Ballet Theater em 1968 e......

  • Plié, primeiramente, significa “dobrado”, que no ballet, indica que é um movimento de dobra dos dois joelhos. Se for dobra de apenas um dos joelhos, isto denomina-se fondu e não plié. Os pliés aquecem os músculos e as articulações das pernas, já exercícios seguintes. Eles......

A Petite Danse quer enviar conteúdos exclusivos para você!

Entre na nossa lista de e-mail e comece a receber agora mesmo conteúdos feitos para Professores, Alunos e Donos de Escolas.

Sucesso! Enviamos um e-mail para você, verifique seu SPAM