Ballet Clássico

Ballet Clássico (ou balé clássico) nos leva a outros mundos e épocas. É algo além da nossa vida diária. Usa muitas convenções e é isso que o faz claro e compreensível, sem que se precise da linguagem ou de outras formas de comunicação.

Em 1700, Pierre Beauchamp construiu a base do academismo, quando também elaborou as 5 posições dos pés, transformando a arte do ballet na mais duradoura de todas as modalidades de dança.

Embora o ballet tenha nascido na Itália, foi a França que ficou conhecida como a pátria do ballet; por isso, os passos têm nomes franceses.

Ballet Clássico está dividido em 3 módulos de ensino:

Módulo 1 - 4 níveis

Engloba os 4 primeiros anos de aprendizado do curso preparatório, dividido em 4 níveis:

  • Preparação para dança I (crianças com 3 anos de idade);
  • Preparação II (crianças com 4 anos de idade);
  • Pré-ballet I (crianças com 5 anos de idade);
  • Pré-ballet II (crianças com 6 anos de idade).

Nesta etapa do aprendizado, as crianças são estimuladas a trabalhar de forma lúdica e criativa.

Desde o nascimento, o bebê possui toda a base de sua coordenação motora, que influenciará suas conquistas futuras como sentar, engatinhar, andar, falar, DANÇAR…

O ser humano evolui por etapas. Na medida em que cada uma delas seja plenamente cumprida, a passagem para a seguinte será facilitada.

Sentir, perceber e conhecer o corpo e suas possibilidades de movimento e expressão: correr, saltar, rolar, esticar, girar, respirar, enfim… brincar conscientizando e estruturando o próprio corpo.

desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação do seu corpo com o meio em que vive, com as pessoas com que convive e com o mundo onde estabelece ligações afetivas e emocionais.

O movimento deve ser trabalhado através do conhecimento do próprio corpo com o espaço, da relação do corpo com os objetos e com o intelecto.

METODOLOGIA

O conteúdo aplicado é estudado e desenvolvido através dos movimentos naturais das crianças, da utilização do simbolismo e da fantasia, permitindo estimular o desenvolvimento da atividade criadora e da imaginação.

A individualidade da criança será respeitada em cada fase de seu desenvolvimento, visando manter a motivação, estímulo pelas aulas da dança, favorecendo a organização motora, respeitando não só sua idade cronológica, mas principalmente o seu amadurecimento psicomotor.

Diversos materiais são utilizados para auxiliar o aprendizado do conteúdo estabelecido pelo programa.

As aulas de ballet são sempre criativas, utilizando recursos didáticos que possam facilitar o aprendizado do conteúdo estabelecido pelo programa, como: histórias, músicas apropriadas, objetos e adereços (bolas, arcos, balões, elásticos, etc.).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O planejamento do curso de preparação para dança contribui para o desenvolvimento de hábitos de disciplina, estimulando amor em estudar e fazendo uso de um trabalho de educação do movimento dinâmico, variado e criativo. O aprendizado fica ainda mais produtivo e apaixonante.

Além disso, o aluno terá noções de:

  • consciência corporal;
  • espaço;
  • tempo;
  • dinâmica do movimento;
  • coordenação motora;
  • psicomotricidade;
  • equilíbrio;
  • memorização;
  • musicalidade;
  • concentração;
  • criatividade;
  • socialização;
  • exercícios posturais e de alongamento.
" O ballet clássico não é uma atividade exclusiva para crianças e jovens. É uma excelente opção de exercício para quem deseja ter um físico saudável e uma mente tranquila. "

MÓDULO II – 2 + 3

O Módulo II está dividido em dois anos preliminares e 3 anos básicos, onde será iniciado o estudo da técnica clássica propriamente dita e especificamente o curso pré-profissional.

Previous slide
Next slide
  • Preliminar I e II – crianças na faixa etária de 7 a 9 anos de idade
  • Básico I e II – crianças na faixa etária de 9 a 11 anos de idade
  • Básico Intermediário – crianças com habilidades de técnicas para iniciar o estudo das pontas

METODOLOGIA

Nesta fase do aprendizado, será utilizado parte do conteúdo da escola do Royal (Inglesa) e posteriormente o estudo será concluído pela escola de Vaganova (Russo).

" Na realização de seu desejo, a criança, ao agir, encontra o julgamento do adulto. A partir deste julgamento, descobre a punição e a culpa, através da valorização de suas condutas julgadas positivas, bonitas, certas ou não. A intervenção de um educador se limita a um plano verbal positivo, o gestual comedido, honesto e sincero. "

MÓDULO III – 3 NÍVEIS

PRÉ-PROFISSIONAL

1º ano Médio

2º ano Médio

3º ano Médio

PROFISSIONAL

1º ano Médio

2º ano Médio

3º ano Médio

O Módulo III está dividido em 3 níveis de ensino, divididos pelo grau de desenvolvimento técnico dos alunos.

Descubra mais informações em Curso Profissionalizante.

Previous slide
Next slide
  • Trabalha o alongamento e flexibilidade;
  • Melhora o tônus muscular;
  • Contribui com exercícios de concentração e memorização;
  • Melhora a postura;
  • Contribui para o aumento da auto-estima e diminuição da timidez;
  • Musicalidade.

METODOLOGIA

Nesta fase do aprendizado, será utilizado parte do conteúdo da escola do Royal (Inglesa) e posteriormente o estudo será concluído pela escola de Vaganova (Russo).

Aula Grátis

Aula experimental grátis para conhecimento da modalidade.

Horários

Veja nossa tabela de horários de todas as unidades.

a escola

Equipe altamente qualificada para o trabalho em formação de dança.