Alongamento e Aquecimento: diferenças, benefícios e como trabalhar

Nossa professora Jhelly Furtado conta como você pode trabalhar o aquecimento e o alongamento durante suas aulas

Para ter uma boa qualidade de vida é necessário dormir bem, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, se alongar e estar com os músculos sempre trabalhando. O alongamento e o aquecimento são complementares, mas existe uma diferença entre eles, pois cada um tem um objetivo diferente.

O alongamento é um exercício mais leve que aumenta a flexibilidade dos músculos e desenvolve a amplitude do movimento muscular, esta prática reduz a probabilidade de distensão ou ruptura das fibras musculares. Já o aquecimento, feito com movimentos rápidos, prepara o corpo para atividades mais pesadas, aumentando a frequência cardíaca, ativando a musculatura para o exercício e elevando a oxigenização do organismo que resulta em mais disposição e força.

Outra diferença entre os dois é que como o aquecimento aumenta o fluxo sanguíneo dos músculos, resultando num aumento da temperatura do corpo, você obtém resultados melhores durante o treino, este é seu principal benefício. O alongamento também ativa sua circulação sanguínea, mas seu foco é relaxar a musculatura. Clique aqui para saber mais sobre a importância do alongamento.

O alongamento e o aquecimento têm suas diferenças, mas juntos eles ajudam a preparar seu corpo para uma atividade física.

Nossa professora Jhelly Furtado, que ministra aulas de ballet, PBT (Progressing Ballet Technique), preparação física e jazz, veio explicar como o alongamento e o aquecimento devem ser trabalhados durante as aulas: “O ideal é aquecer antes, pois é importante para iniciar qualquer tipo de atividade física, e deixar o alongamento para o final da aula, mas se for trabalhar focado na flexibilidade é recomendado que seja realizado num dia específico e separado”.

Além disso, ela acredita que o importante é buscar a melhor forma e o melhor momento para alongar. “É bom trabalhar de uma forma dinâmica ao longo da aula e no final, os músculos vão estar tensos, então um alongamento leve ajuda a relaxar”, diz Jhelly.

Mesmo tendo suas diferenças, o alongamento e o aquecimento são complementares entre si e ajudam a ter um melhor desempenho durante uma atividade física, seja antes ou depois do exercício, basta você saber qual é o mais indicado para o momento, por isso, não deixe de consultar um profissional antes de se exercitar.

Temos aulas de Alongamento para adultos em nossas unidades do Itanhangá, Metropolitano e do Vogue Square, clique aqui para ver nossa grade de horários e agende uma aula experimental em uma de nossas unidades.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp