Alongamento e Aquecimento: diferenças, benefícios e como trabalhar

Nossa professora Jhelly Furtado conta como você pode trabalhar o aquecimento e o alongamento durante suas aulas

Para ter uma boa qualidade de vida é necessário dormir bem, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, se alongar e estar com os músculos sempre trabalhando. O alongamento e o aquecimento são complementares, mas existe uma diferença entre eles, pois cada um tem um objetivo diferente.

O alongamento é um exercício mais leve que aumenta a flexibilidade dos músculos e desenvolve a amplitude do movimento muscular, esta prática reduz a probabilidade de distensão ou ruptura das fibras musculares. Já o aquecimento, feito com movimentos rápidos, prepara o corpo para atividades mais pesadas, aumentando a frequência cardíaca, ativando a musculatura para o exercício e elevando a oxigenação do organismo que resulta em mais disposição e força.

Outra diferença entre os dois é que como o aquecimento aumenta o fluxo sanguíneo dos músculos, resultando num aumento da temperatura do corpo, você obtém resultados melhores durante o treino, este é seu principal benefício. O alongamento também ativa sua circulação sanguínea, mas seu foco é relaxar a musculatura. Clique aqui para saber mais sobre a importância do alongamento.

O alongamento e o aquecimento têm suas diferenças, mas juntos eles ajudam a preparar seu corpo para uma atividade física.

Nossa professora Jhelly Furtado, que ministra aulas de ballet, PBT (Progressing Ballet Technique), preparação física e jazz, veio explicar como o alongamento e o aquecimento devem ser trabalhados durante as aulas: “O ideal é aquecer antes, pois é importante para iniciar qualquer tipo de atividade física, e deixar o alongamento para o final da aula, mas se for trabalhar focado na flexibilidade é recomendado que seja realizado num dia específico e separado”.

Além disso, ela acredita que o importante é buscar a melhor forma e o melhor momento para alongar. “É bom trabalhar de uma forma dinâmica ao longo da aula e no final, os músculos vão estar tensos, então um alongamento leve ajuda a relaxar”, diz Jhelly.

Mesmo tendo suas diferenças, o alongamento e o aquecimento são complementares entre si e ajudam a ter um melhor desempenho durante uma atividade física, seja antes ou depois do exercício, basta você saber qual é o mais indicado para o momento, por isso, não deixe de consultar um profissional antes de se exercitar.

Temos aulas de Alongamento para adultos em nossas unidades do Itanhangá, Metropolitano e do Vogue Square, clique aqui para ver nossa grade de horários e agende uma aula experimental em uma de nossas unidades.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.