fbpx

Os cargos de uma Companhia de Ballet

As companhias de ballet geralmente classificam seus bailarinos em uma hierarquia emulando a estrutura da corte que primeiro produziu o ballet. As decisões sobre elenco e salário são feitas de acordo com essas designações. O sistema é mais prático para grandes companhias que encenam os ballets clássicos, nos quais os papéis são identificados por diferentes níveis. Por exemplo, no Quebra-Nozes a Fada Açucarada é um papel principal, espanhola é geralmente uma solista, Flores e Camundongos são geralmente corpos de baile.

Neste post, separei os cargos de algumas das principais companhias de dança, dando alguns exemplos de bailarinos que neles estão. Sendo importante ressaltar que não existe um bailarino apenas que ocupa cada cargo. Por exemplo, é possível que uma mesma companhia tenha mais de um primeiro bailarino e revezem entre si quem vai executar o papel principal nos dias que vai apresentar o ballet. E, de acordo com cargo ocupado pelo bailarino, seu salário vai aumentando ou diminuindo, se o nível hierárquico for aumentando ou diminuindo. Então, vamos aos cargos das companhias.

Ballet da Ópera de Paris é um exemplo de sistema hierárquico:

Étoile – são os principais bailarinos da companhia, as grandes estrelas. São eles que executam os papéis principais dos ballets e ocupam o cargo mais alto da companhia.

Premier danseur ou premiere danseuse – principais bailarinos que fazem parte de solistas e líderes.

“Sujets”, solista (anteriormente dividido em “grand sujet” e “petit sujet”- grande solista e demi-solista) – bailarinos que executam solos dos ballets. Um exemplo disso é o solo de Cupido de Dom Quixote.

. “Coryphées”- principais bailarinos do corpo de baile. São bailarinos que pertencem ao corpo de baile, mas que por vezes também exercem papéis de solistas.

. “Quadrilles “(também anteriormente divididas em duas fileiras) – são o corpo de baile, os bailarinos que dançam as coreografias dos ballets em grupo. Um exemplo disso é o corpo de baile das sombras de La Bayadere.

. “Stagiaire” – são os mais novos dançarinos, equivalente a um aprendiz ou estagiário.

ORoyal Ballet tem menos níveis:

Principal Dancer – é a primeiro(a) bailarino(a) da Companhia. É quem exerce os papéis principais. Marianela Nuñes e Thiago Soares são exemplos de bailarinos que ocupam esse cargo.

Primeiro solista – é uma solista que por vezes excuta os papéis principais. Hoje nossa ex-aluna Mayara Magri se encontra neste cargo.

. Solista – bailarina(o) que executa os solos dos ballets.

. Primeiro Artista – integrante do corpo de baile, que por vezes executa solos. Leticia Stock, bailarina brasileira, está neste cargo.

. Artista – equivalente ao corpo de baile. Nossa ex-aluna Leticia Dias está dançando neste cargo.

American Ballet Theatre e o New York City Ballet, como a maioria das grandes empresas americanas, estão ainda mais enxutos.

. Principal Dancer . É o cargo ocupado pela Misty Copeland e pelo Roberto Bolle do ABT.

. Solista

. Corpo de baile

. Aprendizes

Existe também o título “Primma ballerina”, mas raramente é um título oficial; às vezes é usado para se referir a uma proeminente bailarina principal feminina. “Primma ballerina assoluta” é um termo antigo que significa a melhor bailarina de todas. Esta honra foi usada pela primeira vez por bailarinas italianas . A primeira delas foi Pierina Legnani, justamente a mesma que foi a primeira a executar os 32 fouettés.



A Petite Danse quer enviar conteúdos exclusivos para você!

Entre na nossa lista de e-mail e comece a receber agora mesmo conteúdos feitos para Professores, Alunos e Donos de Escolas.

Sucesso! Enviamos um e-mail para você, verifique seu SPAM