fbpx

6 Dicas simples para fazer a sua sapatilha de ponta durar mais

Toda bailarina gostaria que a sua sapatilha de ponta durasse mais, especialmente as que dançam todos os dias. Imagina se você pudesse gastar menos sapatilhas por ano, não seria perfeito?

 

É claro que não é para ficar usando a sua sapatilha além da sua vida útil, até porque assim você pode economizar dinheiro com ponta, mas ganhar de brinde uma lesão no futuro. É só questão de pensar em como você está cuidando das suas sapatilhas para que elas durem mais e é sobre algumas dicas de cuidados com as pontas que vamos falar aqui neste post.

 

  1. Você é daquelas que faz aula de ponta e deixa a sua sapatilha esquecida dentro da bolsa até o próximo uso? Abandone esse hábito!

As sapatilhas de ponta se modernizaram com o tempo e continuam se modernizando, mas o material, em sua essência, é o mesmo na maior parte dos modelos e marcas. Elas são, em sua maioria, feitas de uma mistura de cola e camadas de tecido. Isso quer dizer que quando o nosso pé sua durante a aula, a sapatilha absorve esse suor, ficando úmida e mais mole com o tempo. Então, quando você chegar em casa, tire a sua sapatilha da bolsa e deixe-a do lado de fora dando aquela arejada para secar.

  1. Lembre-se de tirar as ponteiras de dentro da sapatilha após o uso.

Essa dica tem a ver com a anterior. As ponteiras também absorvem nosso suor e vão deixar as sapatilhas ainda mais úmidas, especialmente se a sua for de silicone, que esquentam ainda mais os pés. Então, tire as ponteiras de dentro da ponta, e também deixe-as arejando. Isso, além de não deixar a sua ponta úmida, vai melhorar também o cheiro da sua sapatilha.

  1. Evite colocar a sapatilha sem meia.

Muitas bailarinas fazem suas aulas com a meia calça levantada e acabam colocando a ponta direto no pé, sem a meia entre ambos. O que acontece quando colocamos um tênis sem meia e suamos? Deixa um cheiro não muito agradável! O mesmo vai acontecer com a sua ponta, além de ser mais uma coisa para deixar a ponta ainda mais úmida. A meia seria uma camada de tecido a mais para absorver o seu suor, sendo uma pequena proteção para a sua sapatilha. Então, se você gosta de fazer aula com a meia levantada, pense duas vezes na durabilidade da sua sapatilha, ou ao menos coloque no seu pé aquelas meinhas finas que a gente às vezes usa dentro das sapatilhas que usamos no dia-a-dia para sair.

  1. Observe onde você guarda a sua ponta.

Muitas bailarinas guardam as suas sapatilhas dentro de saquinhos. Se você também faz isso, observe o material do seu saquinho. Ele é de plástico ou de tecido? Se o seu for de plástico, é mais uma coisa para deixar a sua sapatilha úmida, porque ele vai abafar a sua ponta; então, dê preferência aos saquinhos de tecido, porque ele vai também absorver a umidade do suor. Mas mesmo com saquinho, não deixe a sua ponta esquecida dentro dele, também retire-as quando chegar em casa para pegar um ar.

  1. Guarde as suas pontas com papel amassado dentro do box.

Já reparou como um sapato chega até nós quando o compramos em uma loja? Especialmente se for um tênis ou um salto alto? Normalmente eles vêm com um pedaço de papel amassado na região dos dedos. Isso faz com que se preserve o formato do sapato (mas a gente muitas vezes acaba jogando esse papel fora quando chega em casa). Vamos tentar fazer o mesmo com a ponta? Assim conserva o formato do box dela!

  1. Se possível, alterne suas pontas.

Ainda sobre a umidade das sapatilhas, elas não secam tão rápido assim. Elas demoram em média, 36h para secar. Então, se você dança todo dia com a sua ponta, uma sugestão de possível solução, seria usar um par de sapatilhas segunda, quarta e sexta, e outro par terça, quinta e sábado. Com isso, além de ter tempo o suficiente para a sua sapatilha de ponta secar, você estaria poupando a sua ponta ao usar duas ao mesmo tempo.

 

 

É claro que a durabilidade das suas sapatilhas de ponta vai depender ainda de quantas horas você dança por dia com as pontas, quantas vezes por semana, de quão forte ou flexível é o seu pé. Mas com certeza, se você usar essas dicas, sua ponta vai passar a durar mais do que normalmente elas durariam.



A Petite Danse quer enviar conteúdos exclusivos para você!

Entre na nossa lista de e-mail e comece a receber agora mesmo conteúdos feitos para Professores, Alunos e Donos de Escolas.

Sucesso! Enviamos um e-mail para você, verifique seu SPAM