Saiba mais sobre um dos itens mais importantes de uma apresentação de dança

Os figurinos ajudam a criar os personagens e quando não couberem mais, você pode doá-los a

um bailarino mais novo

Os espetáculos são os eventos mais aguardados pelas escolas de dança, os professores montam as melhores coreografias, os alunos se arrumam para a grande noite e diversos figurinos são confeccionados para deixar a apresentação ainda mais mágica.

Além da emoção de estar no palco, a melhor parte de uma apresentação num grande teatro é vestir o figurino, fazer a maquiagem e estar com o penteado intacto, ou seja, pronto para a ação. Quando as cortinas se fecham, o bailarino respira fundo agradecendo por ter dado tudo certo e já fica pensando na próxima vez que vai pisar no palno, mas novos espetáculos requerem novos looks e o vestuário “antigo” pode acabar indo parar dentro do armário.

Neste post vamos te mostrar o que você pode fazer com o figurino após um espetáculo para reaproveitá-lo, mas antes vamos entender a importância do vestuário numa apresentação de dança.

Para entender melhor a função da roupa numa dança, conversamos com Luiz Henrique, nosso professor de ballet, que contou que além de compor a apresentação dos bailarinos para o espetáculo, o figurino ajuda a plateia a identificar os personagens: “Cada personagem tem suas características e o figurino se torna importante para o total entendimento”, explica Luiz.

Ele também comentou sobre como a confecção das roupas impactam na dança: “Um figurino bem customizado gera um ar de luxuosidade em torno do bailarino e em sua performance. Se houver alguma falha, isso pode gerar desconforto, como a impossibilidade de realizar algum movimento ou o medo de rasgar”. Por isso, é sempre bom ter uma pessoa de confiança que realize todas as etapas da criação até chegar ao resultado final do figurino.

O figurino é o que completa uma apresentação de dança, sendo uma das peças mais importantes.

Luiz aproveita para dar dicas de como cuidar da roupa após o uso. Ele explica que depois do espetáculo o ideal é deixar o figurino pendurado em um local arejado para que não fique com mau cheiro. Figurinos de dança são bem delicados e, normalmente, não podem ser lavados numa máquina de lavar. “Uma boa opção é lavar a seco em lavanderias especializadas ou se a peça puder ir para a máquina de lavar, coloque dentro de uma fronha ou uma bolsa própria para lavagem em um ciclo para roupas delicadas”, afirma Luiz.

Agora que você já sabe como que a roupa impacta numa apresentação e como cuidar dela pós espetáculo, veja como você pode aproveitar a peça mesmo quando ela não couber mais:

A primeira alternativa é usar como fantasia, você pode colocar para ir a uma festa ou guardar para o próximo carnaval. Figurinos de personagens como Alice, Fada, Soldadinho e Princesa ou Príncipe são facilmente customizados para se transformarem em belas fantasias.

Mas se você é aquele bailarino que não curte muito o carnaval, doar as suas fantasias para a caridade ou para a própria escola de dança é também um dos melhores jeitos de reaproveitar o figurino de um espetáculo. Muitas escolas aceitam doações para dar oportunidade para bailarinos que não têm condições de comprar e lugares como igrejas e lares adotivos amam receber roupas para presentearem crianças.

Nosso professor Luiz concorda que quando o figurino não tem mais utilidade e está bem cuidado a alternativa é alugar ou até vender o figurino, mas ele conta que há dançarinos que não conseguem se despedir de seus figurinos. “Bailarinos, na sua grande maioria, sempre se apegam a alguns de seus solos já dançados e o figurino acaba se tornando seu xodó”, diz Luiz.

O importante no final das contas é cuidar bem dos seus figurinos pra que eles tenham uma vida muito além de só uma apresentação no palco.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp