A importância do sapateado na formação profissional dos bailarinos para o mercado de trabalho no teatro musical

Como muitos sabem, o teatro musical é composto por três pilares: canto, interpretação e dança. Para entrar nesse mercado e fazer uma audição, é necessário estar preparado nessas três áreas, de uma forma coesa e equilibrada.
Muitas vezes, o foco dos atores se voltou apenas para o canto, mas as coisas vem mudando de uns tempos para cá.
O mercado do teatro musical cresceu nos últimos anos e vem movimento a cena cultural brasileira. E como consequência, temos cada vez mais atores prontos para correr atrás dos seus sonhos.
A quantidade de musicais no estilo Broadway cresce no Brasil, o número de audições abertas aumentam e a concorrência está cada dia maior e preparada para qualquer desafio.
A dança dentro dos musicais exige hoje um padrão broadway de qualidade. Os bailarinos precisam ter muita técnica e algum diferencial, seja fazendo acrobacias ou sapateando. Isso pode fazer toda a diferença na hora de escolher um elenco.
O sapateado sempre esteve muito presente nos musicais mais antigos e depois, por muito tempo, andou esquecido, dando lugar a modalidades mais urbanas. Mas isso vem mudando. Podemos ver o sapateado de volta e com força nos musicais atuais como “Bob esponja”, “Bettlejuice” e “Mean Girls”.
O sapateado se tornou o diferencial que pode te impulsionar para conseguir passar em uma audição e proporcional uma formação mais completa.
É sempre importante estar atualizado no mercado e pronto para qualquer tipo de modalidade e coreografia.

 

SHOWS, BROADWAY E OFF-BROADWAY

  • The Hoofers, dir: Leticia Jay, 1970;
  • Remontagem de No NoNanette(1971) ;
  • Eubie (1979), com os irmãos Gregory e Maurice Hines;
  • Sophisticated Ladies (1981), com Gregory Hines, Mercedes Ellington, etc;
  • The Tap Dance Kid (1983), com Savion Glover;
  • Black and Blue (1989), com váriosbaluartes + Savion Glover, Van Porter, etc;
  • Jelly’s Last Jam (1992), com Gregory Hines; FILMES a partir dos anos 70
  • That’s Entertainment Vol 1 (1974), Vol 2 (1976) e Vol 3 (1994);
  • That’s Dancing (1985);
  • The Cotton Club (1984 – com Gregory Hines + velhaguarda);
  • White Nights (1985 – com Mikhail Baryshnikov e Gregory Hines);
  • Tap (1989 – com Gregory Hines, Sammy Davis + velha guarda);  Stepping Out (1991) com Liza Minelli
  • A Hora do Show (Bamboozled, 2000)
  • Bootmen (2000)
  • Bojangles (2001)
  • Billy Eliott(2000)
  • Happy Feet (2006)
  • Curta metragem Tap Heat, com Jason Samuels Smith e Arthur Duncan (2004).

GRANDES ESPETÁCULOS DE SUCESSO MUNDIAL

  • Bring in ‘da Noise, Bring in ‘da Funk (1995). Direção de George C. Wolfe, coreografia de Savion Glover;
  • Tap Dogs (1996). Originalmente da Austrália. Direção e coreografia de Dein Perry;
  • Stomp, dança percussiva (1991 na Inglaterra, 1994 em Nova Iorque);
  • Riverdance,sapateado irlandês (1995) com coreografia de Michael Flatley.

FILMES DOCUMENTÁRIOS

  • Jazz Hoofer, The Legendary Baby Laurence, 1973;
  • Great Feats of Feet, Dir: Brenda Bufalino, 1975-76;
  • No Maps on My Taps, Dir: George T. Nierenberg, 1979;
  • By Word of Foot, Dir: Jane Goldberg, 1980-1985;
  • About Tap, com Gregory Hines, Chuck Green, Jimmy Slyde& Steve Condos, 1985;
  • Cookie’s Scrapbook, dir: Susan Goldbetter, 1986, sobre Charles ‘Cookie’ Cook;
  • Songs Unwritten: A Tap Dancer Remembered, sobre a vida e obra de Leon Collins, 1984;
  • Tap Dancin’, Dir: Christian Balckwood, 1984;
  • Programa da televisão pública PBS, Tap Dance in America, 198.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Os comentários estão desativados.