PRODUÇÃO DE ESPETÁCULO

INTRODUÇÃO

Para se trabalhar com produção de eventos é preciso:

  • Disposição
  • Bom humor
  • Bom senso pra resolver problemas
  • Reconhecer erros e ter iniciativa para corrigi-los.
  • Criatividade
  • Energia e prazer pelo que está fazendo
  • Ter bom relacionamento com as pessoas
  • Saber trabalhar em equipe
  • Resolver problemas em vez de reclamar
  • Fazer uma lista de contatos com profissionais ligados a eventos
  • Ser cuidadoso com detalhes
  • Saber ouvir

 

“ Trabalhar com aquilo que gostamos é fundamental para o resultado de qualquer trabalho”

 

 A EQUIPE = A ORQUESTRA

 

IMAGEM DE UMA OPRQUESTRA DE MÚSICOS

 

REFERÊNCIA:  Vamos ter como referência, um espetáculo de fim de ano de uma escola de dança com data prevista para dezembro.

  • Importante:

1 – Alunos Felizes

2- Pais e familiares felizes

3- Professores e funcionários felizes

4- Diretores felizes

 

SOBRE O ESPAÇO CÊNICO:

– PAUTA –  A data agendada com o teatro ou espaço cênico onde será realizado o espetáculo, deverá ser confirmada no ano anterior ou bem no início do ano letivo.

– CONTRATO – Antes da assinatura do contrato, o produtor deverá agendar uma visita técnica no teatro para ter conhecimento sobre toda a estrutura disponível, como:

–  RIDER TÉCNICO –  (urdimentos, varas de luz, coxias, equipamento de luz e som, camarins, nº de acentos disponíveis, tamanho do palco, tamanho da boca de cena, etc

 

– TÉCNICOS DISPONÍVEIS

 

IMAGEM DE UM PALCO

 

IMAGEM DO RIDER DE TEATRO

 

UM ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO DE UMA ESCOLA DE DANÇA DEVE TRAZER ALGO MÁGICO QUE ENCANTE O PÚBLICO

 

IMAGEM DO ESPETÁCULO: O FUNDO DO MAR (EU TENHO)

 

ETAPAS DA PRÉ-PRODUÇÃO

 

1ª – PLANEJAMENTO GERAL E FINANCEIRO  (Abril) – Estabeleça os seus OBJETIVOS e a JUSTIFICATIVA

Exemplo de objetivos:    Proporcionar motivação aos alunos, contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico, reunir alunos, professores e familiares num evento artístico e educacional.

Exemplo da justificativa:  explique para que e porque está realizando o evento.

Reunião com os coordenadores para elaboração de uma planilha com as turmas, número de alunos participantes e professores responsáveis por cada grupo.

 

PLANEJAMENTO FINANCEIRO – Faça uma projeção de gastos. Podemos ter como referência o ano anterior e fazer uma projeção do valor que poderá ser utilizado no novo projeto.

  • Fazer uma estimativa do número de alunos participantes
  • Definir o Valor que será cobrado na taxa de participação e as parcelas de pagamento
  • Definir a data de início para entrega da circular e a data para o primeiro pagamento da parcela
  • Definir o valor dos ingressos, como e onde serão confeccionados (on line ou impresso)
  • Elaborar uma planilha financeira com a estimativa dos gastos pra cada item da produção

 

2ª ESCOLHA DE UM TEMA / REUNIÃO DA EQUIPE   (Abril e Maio) –  Considero importante que toda equipe pedagógica participe da escolha do tema do espetáculo.

 

3ª ROTEIRO/  CRONOGRAMA E PESQUISA MUSICAL (Maio e Junho) – A partir do tema escolhido, desenvolva um roteiro com a história

 

ROTEIRO:

  • Desenvolva a história
  • Desenvolva um roteiro com ideias educativas
  • Pense nos figurinos
  • Personagens de apoio para cenas de teatro
  • Defina entrada e saída de personagens e bailarinos – Vinhetas
  • Depois de finalizado o roteiro, defina os temas das coreografias para cada turma.
  • Comece a pensar nas músicas, cenário e figurino

É importante que os professores participem da escolha dos temas das suas coreografias

 

CRONOGRAMA: NO CRONOGRAMA DEFINIMOS DATAS E PRAZOS:

  • Data para a medida dos figurinos
  • Data de prazo para entrega dos protótipos dos figurinos
  • Data para entrega final dos figurinos
  • Data de prazo para aprovação do layout de cenografia
  • Dias e horários dos ensaios extras e ensaios de palco
  • Elaboração de contratos para os colaboradores externos
  • Data para entrega e assinatura de contratos com os colaboradores externos
  • Elaboração e definição da data para entrega das circulares para pais e alunos

 

4ª  CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS EXTERNOS  (Junho e julho)  –  Nesse período fazemos o contato para serviços externos e posteriormente  a  assinatura de contratos de serviço

  • Cenógrafo
  • Figurinista e costureiras
  • Aderecista
  • Design de luz
  • Equipe de filmagem e fotografia
  • Sonorização
  • Contra regras
  • Definir equipe de produção
  • Locação de microfones
  • Locação de telão para projeção de vídeo institucional

 

ETAPAS DA PRODUÇÃO

 1ª   PROTÓTIPOS DE FIGURINOS E LAYOUT DE CENOGRAFIA (Julho)

  • Aprovação dos protótipos dos figurinos e layouts de cenário
  • Elaboração do layout e artes do espetáculo para confecção de camisas, programas, cartazes e banner

 

 

IMAGEM DOS PROTÓTIPOS  ( A RENATA TEM)

 

IMAGEM DO LAYOUT DE CENOGRAFIA  (EU TENHO)

 

2ª PRODUÇÃO   (Agosto e setembro)

  • Definição de funções da equipe de produção
  • Captação de recursos
  • Inicio do projeto de vídeo institucional.
  • Reuniões com a equipe de produção
  • Providenciar a documentação para a vara da infância e juventude
  • Início dos ensaios das coreografias
  • Início dos ensaios das cenas teatrais

 

3ª PRODUÇÃO  (outubro)

– Fazer uma segunda visita ao teatro para reunião de pauta

– Estacionamento

– Bilheteria

– Camarins – Local onde os alunos aguardarão antes da apresentação

– Plateia  – Definir quantos ingressos por alunos serão permitido

– Sala de apoio

– Iniciar a venda de ingressos –  on line ou presencial

– Fazer levantamento de custos de alimentação e água para a produção nos dias de ensaio e de espetáculo

– acompanhamento de todos os ensaios das coreografias

– Visitar o galpão para acompanhar a cenografia

– Acompanhar a confecção dos figurinos

– Acompanhar os ensaios das cenas teatrais

– Locação de equipamento de luz

– Locação Microfones

– Rádio de comunicação no teatro

– Locação equipamento de som (caso necessário)

– Locação de telão

 

4ª PRODUÇÃO  (Novembro e dezembro)

– Entrega dos figurinos

– Entrega das camisas do espetáculo

– Ensaios gerais na escola

– Ensaio geral no teatro

– Definir toda equipe que vai trabalhar nos dias de ensaio geral e espetáculos.

– Reunião com a equipe sobre procedimentos nos dias de ensaio e de espetáculo

– Contratar transporte de cenografia

– Organizar todos os procedimentos para os dias de espetáculo

– Fazer cheklist cenografia, adereços e outros

 

POS – PRODUÇÃO   (dezembro, janeiro e fevereiro )

– Deixar os camarins limpos

– Guardar objetos esquecidos pelos alunos no teatro

– Desmontagem de cenário e equipamento de luz

– Transporte de cenário para o galpão

– Pagamento dos serviços prestados

– Pagamento da equipe pedagógica e de produção

– Fazer uma avaliação do evento – (com pais, professores e alunos)

– Relatório sobre o resultado da avaliação

– Balanço financeiro

 

DICAS

  • Evitar espetáculos longos – Tempo máximo de 2 horas
  • Nas coreografias – evitar que as crianças pequenas fiquem copiando as maiores ou o professor que fica na coxia
  • Utilizar marcações no palco para auxiliar as crianças
  • Pensar na vinhetas para ligação de cenas
  • É importante que todos os professores tenham conhecimento do projeto cenográfico antes de iniciarem as coreografia
  • Evitar figurinos que piniquem as crianças
  • Evitar adereços de cabeça que fiquem caindo da cabeça das crianças.
  • Utilizar adereços de mão com os pequenos
  • Inserir as crianças nas cenas teatrais e explorar a dramatização.
  • Escolher bem as músicas para cada tema
  • Dar oportunidade a todos os alunos de vivenciarem um destaque passando sempre pela frente do palco
  • Evitar colocar alunos maiores na coreografia das crianças pequenas a fim de que elas imitem os movimentos
  • Proibir os professores de ficarem na coxia marcando a coreografia para as crianças não errarem
  • Deixem as crianças errarem
  • Manter um clima bem humorado durante todo o processo
  • Fazer agradecimentos a equipe, alunos responsáveis ao final do espetáculo

 

 

Por: Nelma Darzi – Diretora Artística da Escola de Dança Petite Danse

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Os comentários estão desativados.