INTRODUÇÃO
Para se trabalhar com produção de eventos é preciso:
- Disposição
- Bom humor
- Bom senso pra resolver problemas
- Reconhecer erros e ter iniciativa para corrigi-los.
- Criatividade
- Energia e prazer pelo que está fazendo
- Ter bom relacionamento com as pessoas
- Saber trabalhar em equipe
- Resolver problemas em vez de reclamar
- Fazer uma lista de contatos com profissionais ligados a eventos
- Ser cuidadoso com detalhes
- Saber ouvir
“ Trabalhar com aquilo que gostamos é fundamental para o resultado de qualquer trabalho”
A EQUIPE = A ORQUESTRA
IMAGEM DE UMA OPRQUESTRA DE MÚSICOS
REFERÊNCIA: Vamos ter como referência, um espetáculo de fim de ano de uma escola de dança com data prevista para dezembro.
- Importante:
1 – Alunos Felizes
2- Pais e familiares felizes
3- Professores e funcionários felizes
4- Diretores felizes
SOBRE O ESPAÇO CÊNICO:
– PAUTA – A data agendada com o teatro ou espaço cênico onde será realizado o espetáculo, deverá ser confirmada no ano anterior ou bem no início do ano letivo.
– CONTRATO – Antes da assinatura do contrato, o produtor deverá agendar uma visita técnica no teatro para ter conhecimento sobre toda a estrutura disponível, como:
– RIDER TÉCNICO – (urdimentos, varas de luz, coxias, equipamento de luz e som, camarins, nº de acentos disponíveis, tamanho do palco, tamanho da boca de cena, etc
– TÉCNICOS DISPONÍVEIS
IMAGEM DE UM PALCO
IMAGEM DO RIDER DE TEATRO
UM ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO DE UMA ESCOLA DE DANÇA DEVE TRAZER ALGO MÁGICO QUE ENCANTE O PÚBLICO
IMAGEM DO ESPETÁCULO: O FUNDO DO MAR (EU TENHO)
ETAPAS DA PRÉ-PRODUÇÃO
1ª – PLANEJAMENTO GERAL E FINANCEIRO (Abril) – Estabeleça os seus OBJETIVOS e a JUSTIFICATIVA
Exemplo de objetivos: Proporcionar motivação aos alunos, contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico, reunir alunos, professores e familiares num evento artístico e educacional.
Exemplo da justificativa: explique para que e porque está realizando o evento.
Reunião com os coordenadores para elaboração de uma planilha com as turmas, número de alunos participantes e professores responsáveis por cada grupo.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO – Faça uma projeção de gastos. Podemos ter como referência o ano anterior e fazer uma projeção do valor que poderá ser utilizado no novo projeto.
- Fazer uma estimativa do número de alunos participantes
- Definir o Valor que será cobrado na taxa de participação e as parcelas de pagamento
- Definir a data de início para entrega da circular e a data para o primeiro pagamento da parcela
- Definir o valor dos ingressos, como e onde serão confeccionados (on line ou impresso)
- Elaborar uma planilha financeira com a estimativa dos gastos pra cada item da produção
2ª ESCOLHA DE UM TEMA / REUNIÃO DA EQUIPE (Abril e Maio) – Considero importante que toda equipe pedagógica participe da escolha do tema do espetáculo.
3ª ROTEIRO/ CRONOGRAMA E PESQUISA MUSICAL (Maio e Junho) – A partir do tema escolhido, desenvolva um roteiro com a história
ROTEIRO:
- Desenvolva a história
- Desenvolva um roteiro com ideias educativas
- Pense nos figurinos
- Personagens de apoio para cenas de teatro
- Defina entrada e saída de personagens e bailarinos – Vinhetas
- Depois de finalizado o roteiro, defina os temas das coreografias para cada turma.
- Comece a pensar nas músicas, cenário e figurino
É importante que os professores participem da escolha dos temas das suas coreografias
CRONOGRAMA: NO CRONOGRAMA DEFINIMOS DATAS E PRAZOS:
- Data para a medida dos figurinos
- Data de prazo para entrega dos protótipos dos figurinos
- Data para entrega final dos figurinos
- Data de prazo para aprovação do layout de cenografia
- Dias e horários dos ensaios extras e ensaios de palco
- Elaboração de contratos para os colaboradores externos
- Data para entrega e assinatura de contratos com os colaboradores externos
- Elaboração e definição da data para entrega das circulares para pais e alunos
4ª CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS EXTERNOS (Junho e julho) – Nesse período fazemos o contato para serviços externos e posteriormente a assinatura de contratos de serviço
- Cenógrafo
- Figurinista e costureiras
- Aderecista
- Design de luz
- Equipe de filmagem e fotografia
- Sonorização
- Contra regras
- Definir equipe de produção
- Locação de microfones
- Locação de telão para projeção de vídeo institucional
ETAPAS DA PRODUÇÃO
1ª PROTÓTIPOS DE FIGURINOS E LAYOUT DE CENOGRAFIA (Julho)
- Aprovação dos protótipos dos figurinos e layouts de cenário
- Elaboração do layout e artes do espetáculo para confecção de camisas, programas, cartazes e banner
IMAGEM DOS PROTÓTIPOS ( A RENATA TEM)
IMAGEM DO LAYOUT DE CENOGRAFIA (EU TENHO)
2ª PRODUÇÃO (Agosto e setembro)
- Definição de funções da equipe de produção
- Captação de recursos
- Inicio do projeto de vídeo institucional.
- Reuniões com a equipe de produção
- Providenciar a documentação para a vara da infância e juventude
- Início dos ensaios das coreografias
- Início dos ensaios das cenas teatrais
3ª PRODUÇÃO (outubro)
– Fazer uma segunda visita ao teatro para reunião de pauta
– Estacionamento
– Bilheteria
– Camarins – Local onde os alunos aguardarão antes da apresentação
– Plateia – Definir quantos ingressos por alunos serão permitido
– Sala de apoio
– Iniciar a venda de ingressos – on line ou presencial
– Fazer levantamento de custos de alimentação e água para a produção nos dias de ensaio e de espetáculo
– acompanhamento de todos os ensaios das coreografias
– Visitar o galpão para acompanhar a cenografia
– Acompanhar a confecção dos figurinos
– Acompanhar os ensaios das cenas teatrais
– Locação de equipamento de luz
– Locação Microfones
– Rádio de comunicação no teatro
– Locação equipamento de som (caso necessário)
– Locação de telão
4ª PRODUÇÃO (Novembro e dezembro)
– Entrega dos figurinos
– Entrega das camisas do espetáculo
– Ensaios gerais na escola
– Ensaio geral no teatro
– Definir toda equipe que vai trabalhar nos dias de ensaio geral e espetáculos.
– Reunião com a equipe sobre procedimentos nos dias de ensaio e de espetáculo
– Contratar transporte de cenografia
– Organizar todos os procedimentos para os dias de espetáculo
– Fazer cheklist cenografia, adereços e outros
POS – PRODUÇÃO (dezembro, janeiro e fevereiro )
– Deixar os camarins limpos
– Guardar objetos esquecidos pelos alunos no teatro
– Desmontagem de cenário e equipamento de luz
– Transporte de cenário para o galpão
– Pagamento dos serviços prestados
– Pagamento da equipe pedagógica e de produção
– Fazer uma avaliação do evento – (com pais, professores e alunos)
– Relatório sobre o resultado da avaliação
– Balanço financeiro
DICAS
- Evitar espetáculos longos – Tempo máximo de 2 horas
- Nas coreografias – evitar que as crianças pequenas fiquem copiando as maiores ou o professor que fica na coxia
- Utilizar marcações no palco para auxiliar as crianças
- Pensar na vinhetas para ligação de cenas
- É importante que todos os professores tenham conhecimento do projeto cenográfico antes de iniciarem as coreografia
- Evitar figurinos que piniquem as crianças
- Evitar adereços de cabeça que fiquem caindo da cabeça das crianças.
- Utilizar adereços de mão com os pequenos
- Inserir as crianças nas cenas teatrais e explorar a dramatização.
- Escolher bem as músicas para cada tema
- Dar oportunidade a todos os alunos de vivenciarem um destaque passando sempre pela frente do palco
- Evitar colocar alunos maiores na coreografia das crianças pequenas a fim de que elas imitem os movimentos
- Proibir os professores de ficarem na coxia marcando a coreografia para as crianças não errarem
- Deixem as crianças errarem
- Manter um clima bem humorado durante todo o processo
- Fazer agradecimentos a equipe, alunos responsáveis ao final do espetáculo
Por: Nelma Darzi – Diretora Artística da Escola de Dança Petite Danse