Montando a playlist do espetáculo: conheça o terceiro passo de criação

Após escolher o tema da apresentação e distribuir as turmas, é necessário selecionar as músicas antes de começar a coreografar cada dança

Para aproveitar ainda mais o conteúdo, aproveite para ler ouvindo a nossa playlist com as músicas do nosso espetáculo “Uma História de Cinema”:

A maioria das escolas de dança montam espetáculos para oferecer aos seus alunos a experiência da vida artística e mostrar no palco tudo o que aprenderam durante as aulas. Aqui na Petite amamos cada momento do evento: desde o início do planejamento até as palmas da plateia; e hoje iremos falar sobre a escolha das músicas para a grande apresentação.

Nossa diretora artística, Nelma Darzi, contou sobre os processos de criação de um espetáculo feitos pela Petite e já falamos sobre as duas primeiras etapas que são, respectivamente, a escolha do tema e a distribuição das turmas. Seguindo pelas etapas de planejamento que fazemos, o próximo passo é escolher as músicas que irão compor a playlist do espetáculo.

Escolher a trilha sonora da apresentação é a terceira etapa do processo de criação porque para os professores começarem a criação coreográfica de suas turmas é necessário definir a música que ajudará a conectar a dança com a história que está sendo contada, assim como os temas de cada coreografia.

Nelma sempre diz que conta com a participação dos professores nesta etapa, dando liberdade para eles apresentarem suas ideias ao longo do processo de desenvolvimento. “Eu faço isso para manter os professores ainda mais motivados a trabalharem no espetáculo”, explica a diretora.

Nosso professor Vini Santos de Street Dance acredita que é importante escolher a música mais adequada para a coreografia para engrandecer o espetáculo e motivar os alunos a participarem deste momento. Vini também conta que para ele é ideal começar a criar e passar a coreografia para a turma três meses antes da apresentação. “Assim eles ficam mais seguros no palco tendo a possibilidade de um tempo de ensaio maior que o normal”, conta o professor.

Escolher a música certa para a coreografia ajuda a deixar o espetáculo ainda mais grandioso, além de motivar os alunos a participarem da apresentação.

As duas dicas que o Vini tem para os professores que irão selecionar as músicas para a apresentação são: sempre olhar para o espetáculo e entender qual a história que será contada e quais músicas são necessárias para contar essa história; e ter sensibilidade para distribuir as músicas para cada turma. “Geralmente apresentamos as músicas que queremos usar nas nossas turmas para a Nelma para ela avaliar se está adequada ao tema do espetáculo ou não”, explica Vini.

Por fim, depois de selecionar a playlist do espetáculo, os professores podem começar a montar as coreografias e realizar os ensaios com a sua turma. A partir desse momento, o próximo passo do processo de criação de um espetáculo é a confecção dos figurinos – que vamos detalhar em um próximo post!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.