Conheça 5 grandes companhias de dança do Brasil

Separamos algumas cias brasileiras que são famosas no mundo da dança para você descobrir que para seguir carreira profissional não precisa ir tão longe!

O sonho de muitos bailarinos brasileiros é trabalhar numa grande companhia de dança e, para isso, acreditam que só é possível cias internacionais, como Bolshoi e Royal Ballet; porém alguns dos bailarinos em formação acabam se esquecendo que, no mundo da dança, existem diversas cias brasileiras que também são internacionalmente reconhecidas. Por isso, listamos 5 companhias de dança do Brasil para você conhecer e, quem sabe, fazer parte um dia:

1- Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Uma das companhias de ballet mais tradicionais do Brasil que faz parte da programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentando-se principalmente do lado da Orquestra Sinfônica e do Coro do Theatro. Sua história começou em 1927, quando a bailarina Maria Olenewa propôs criar a primeira escola de dança do país, a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal. A escola e o corpo de baile se fundiram em uma única estrutura, até que, em 1936, foi oficialmente criado o Corpo de Baile do Theatro Municipal.

2- São Paulo Companhia de Dança

Criada em janeiro de 2008, a SPCD é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa. Esta companhia realiza remontagens de grandes peças clássicas dos séculos XIX, XX e XXI e obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A São Paulo já foi eleita como uma das Melhores Companhias de Dança pelo Critics’ Choice of Dance Europe e pelo Grand Prix de la Critique.

3- Grupo Corpo

É uma companhia de Dança Contemporânea fundada por Paulo Pederneiras em 1975, em Belo Horizonte. O primeiro espetáculo apresentado pela cia foi “Maria Maria”, coreografado por Oscar Azair que percorreu 14 países e permaneceu em cartaz no Brasil de 1976 até 1982. Mais de 105 bailarinos passaram pelo Corpo durante seus 45 anos de história no mundo da dança.

4- Intrépida Trupe

A companhia de dança e teatro brasileira que foi fundada em 1986, no Rio de Janeiro, era composta majoritariamente por artistas formados na Escola Nacional de Circo que, no início da década de 1980, se apresentavam no Circo Voador. Em sua primeira apresentação na Copa do Mundo de 1986, a Trupe uniu grupos de atores, bailarinos, acrobatas e palhaços, e, desde então a cia desenvolve uma linguagem cênica própria que une o circo, o teatro e a dança, o que tem repercutido positivamente em todo Brasil e no exterior.

5- Companhia de Dança Deborah Colker

Criada em 1994, a companhia se mantém como uma das mais premiadas e prestigiadas no Brasil e no mundo. Ela recebeu, em 2018, o Prix Benois de la Danse de Moscou, o mais importante prêmio da categoria. Ao longo dos seus 27 anos, a companhia já realizou mais de 1.600 apresentações, em cerca de 65 cidades e em 32 países, atingindo um público de mais de 3.000.000 de pessoas.

Se você deseja ingressar numa dessas companhias, existem 3 maneiras: ganhar bolsas em festivais e seletivas, participar de audições e enviar vídeos. Além disso, a nossa dica extra é participar do Curso Técnico em Dança da Petite Danse, que te prepara para o mercado de trabalho da dança. Quer saber mais? Então clique aqui e planeje seu próximo passo na sua carreira! 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.