Saiba mais sobre Pilates e seus benefícios

Pilates é uma atividade física que está em alta e tem encontrado cada vez mais adeptos devido a facilidade de execução e eficiência. Quem deseja conhecer a atividade, deve conhecer mais sobre seus benefícios e vantagens.

Saiba mais sobre Pilates e seus benefícios

Fonte: Pixabay.

O criador deste método foi Joseph Pilates, que o inventou exatamente para superar suas próprias limitações. Quando criança, Joseph tinha vários problemas de saúde, como asma, raquitismo e febre reumática, o que o tornou um jovem muito interessado em fisiologia humana e medicina oriental. Através destes estudos, Pilates conseguiu criar exercícios para estimular o próprio corpo.

A realização dos exercícios que fazem parte do método Pilates, que consiste em um treino que mistura força e flexibilidade, ajudou Joseph a melhorar sua condição, tornando-se até ginasta e mergulhador. Posteriormente, junto com sua esposa, que era enfermeira, ele abriu um estúdio de Pilates em Nova Iorque que logo tornou-se popular entre profissionais da dança.

A principal diferença que o método Pilates oferece em relação a outros treinos funcionais é a personalização das rotinas de exercícios. Cada série de exercícios é montada conforme o indivíduo vai demonstrando suas aptidões e necessidades, sendo necessário aos praticantes desta modalidade receber uma instrução de boa qualidade pata obter bons resultados.

Os exercícios de Pilates podem ser feitos tanto no chão quanto em aparelhos especialmente desenvolvidos por Joseph enquanto ele criava seu método. Toda essa aparelhagem é utilizada ainda atualmente, quase 100 anos depois de Joseph criar o método Pilates e ensinar a alguns de seus discípulos.

Aula de Pilates

Fonte: Pixabay.

O método Pilates tornou-se popular devido aos vários benefícios que ele oferece para seus praticantes. Além de estimular o alongamento e a reeducação dos movimentos corporais, a atividade trabalha o corpo todo, deixando-o mais tonificado e com a musculatura mais definida. A postura também melhora, pois o Pilates ajuda a ter mais consciência do próprio corpo e torna a coluna mais flexível e forte.

Pessoas que têm problemas de sobrecarga muscular ou alinhamento dos músculos costumam conseguir se recuperar bem quando começam a praticar Pilates. O método também ajuda na prevenção e recuperação de lesões e na melhora dos movimentos das articulações, o que pode ter influência sobre o equilíbrio, a coordenação motora e agilidade.

Como as atividades do Pilates são bastante intensas, levam a um esforço que eleva os batimentos cardíacos, estimulando a queima calórica e a circulação sanguínea, melhorando a forma física. Afinal, manter o coração saudável evita problemas cardiovasculares e pode prolongar a vida (o próprio Joseph Pilates morreu com 84 anos em um incêndio).

É claro que, com todas essas atividades, a silhueta do praticante acaba melhorando, o que faz com que sua autoestima também aumente. Ou seja, praticar Pilates faz bem não só para o corpo, como também para a mente. E vale ressaltar que o método também absorveu algumas técnicas de meditação e movimentos da Yoga, ajudando a relaxar e se livrar do estresse.

Pratica de Pilates

Fonte: Pixabay.

Mesmo atletas e dançarinos, que já praticam bastante atividade física naturalmente, podem complementar o treino esportivo com a prática de Pilates, melhorando a concentração, a agilidade, a flexibilidade e ajudando a relaxar. E, no caso de lesões durante as atividades, a prática pode ser uma das melhores formas de se recuperar.

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idades e não há um limite para que qualquer pessoa possa começar a praticar esta atividade. Mesmo idosos, crianças, pessoas com limitações físicas ou aquelas sem nenhum preparo físico podem fazer e obter todos os benefícios que sua prática oferece.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.