Saiba mais sobre os diferentes tipos de ballet

O ballet é um estilo de dança antigo, que surgiu na Idade Média, mas se consolidou nas cortes italianas no século XV, durante o Renascimento, se espalhando por toda a Europa. França, Inglaterra e Rússia são alguns dos países que ajudaram na evolução e popularização dessa dança, o que fez com que outros estilos aparecessem ao longo do tempo.

Por ser uma dança tão influente na França durante o reinado de Luís XIV, o ballet possui até hoje vários passos com denominações francesas. Já a Rússia começou a valorizar mais esta prática no início da Primeira Guerra Mundial e investiu tanto nela que, atualmente, algumas das companhias de ballet mais famosas e influentes do mundo são russas.

Conheça alguns dos diferentes tipos de ballet:

Ballet Romântico: considerado o estilo de ballet mais antigo, se popularizou pela Europa na primeira metade do século XIV, mesma época em que o Movimento Romântico Literário se consolidou. Antes do ballet romântico, as pessoas diziam não gostar muito desse ritmo, pois ele se afastava muito da realidade. Mas, com sua aproximação com a literatura, a sociedade passou a se interessar mais por ele.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de ballet

Fonte: The Ballet Bag.

O ballet romântico é marcado por personagens femininas frágeis, graciosas e apaixonadas, que se expressam através de movimentos muito leves e delicados. Por se aproximar da literatura romântica, há um clima meio mágico nos ballets românticos. Outra característica marcante é o uso do tutu romântico, que possui uma saia mais longa e fluida, ao invés do tutu bandeja.

Ballet Clássico: o mais conhecido e ensinado tipo de ballet é o clássico. Neste estilo, usam-se técnicas tradicionais e métodos de ensino, que podem variar de acordo com a escola. Na Petite Danse, o ballet clássico é ensinado com bases nas escolas inglesa e russa, que dividem o aprendizado do ritmo em níveis de acordo com as habilidades de cada estudante.

Tipos de ballet

Fonte: Petite Danse.

No ballet clássico é comum aparecerem sequências de passos, giros e movimentos complicados, que podem demorar bastante tempo para serem decorados e aprimorados até se chegar à perfeição. Outra característica do ballet clássico é o uso do tutu bandeja, uma saia de tule engomada e reta que deixa as pernas da bailarina à mostra para que seja possível ver a execução dos complexos passos.

Ballet Contemporâneo: A modalidade de dança “Dança Contemporânea” surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Não há mecanismos definidos, há antes processos e formas de criação. Emerge uma nova noção de corporalidade, buscando um sentido mais experimental, menos estratificado. Não existe um corpo ideal e sim um corpo multicultural que tem várias referências. O que importa é a transmissão de sentimentos, ideias e conceitos.

Ballet

Fonte: Pinterest – Dance Company Alexander Yakovlev and Ballet.

Ballet Fitness: o ballet fitness é uma novidade em muitas academias de dança. A modalidade mistura passos do ballet clássico com movimentos de ginástica localizada, como agachamentos e flexões. Esta mistura potencializa o exercício e ajuda seus praticantes a ganhar tônus muscular, ter mais alongamento e melhorar a postura.

Ballet Fitness

Fonte: Petite Danse.

As sequências incluem exercícios de ballet clássico na barra com movimentos de ginástica no solo, o que leva a uma boa queima calórica. As músicas animadas ajudam as aulas a serem mais dinâmicas, o que tem atraído um grande público. Além disso, o ballet fitness não exige um figurino, apenas roupas confortáveis que facilitem os movimentos.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp