Entenda a importância desse trabalho complementar para bailarinos
Para cuidar ainda mais de seus alunos e evitar lesões durante aulas e apresentações, a Petite virou a mais nova parceira da empresa de fisioterapia FullCare, que fica pertinho da unidade da escola na Tijuca e oferece 20% de desconto para nossos alunos.
A rotina de um bailarino, que se divide em aulas e apresentações, requer um bom preparo físico para evitar problemas como fraturas e lesões. Quem se prepara para seguir carreira na dança necessita de uma musculatura forte e preparada para realizar movimentos e saltos com velocidade e agilidade. A sua exigência muscular se equipara a de um atleta profissional de alto desempenho.
A fisioterapia esportiva é importante para cuidar e prevenir contusões nos tornozelos, fraturas óssea e tendinites, os principais machucados entre os bailarinos. Além disso, a fisioterapia auxilia a manter o desempenho do dançarino, melhora a postura, ajuda a desenvolver mais equilíbrio e melhora sua qualidade de vida.
Com o cuidado que a Petite Danse tem com a profissionalização de seus bailarinos, a parceria com a FullCare será uma nova etapa para a escola, que agora pode contar com tratamentos exclusivos e específicos para cada necessidade física de seus alunos. Além dos fisioterapeutas Renato Valença e João Fusco, especialistas na fisioterapia do esporte, o grande destaque da equipe é a Carol Lima, que além de fisioterapeuta e bailarina, foi professora de ballet clássico da Petite Danse por muitos anos.
Aliando sua formação à experiência dos palcos e salas de aula, Carol têm um método de estudo especial da anatomia da dança e um olhar diferenciado na hora do atendimento dos bailarinos. “O fisioterapeuta pode proporcionar um programa de acompanhamento específico para cada dançarino, com o objetivo de promover correção mecânica, melhora do gesto da dança, de alguma habilidade física específica ou ajudar a preparar uma bailarina para o uso das sapatilhas de ponta, reduzindo os riscos de lesão”, diz a fisioterapeuta.
Além disso, Carol conta que a fisioterapia pode iniciar o processo de trabalho desde uma avaliação para mapear as habilidades físicas e a partir dos resultados criar um programa de redução de riscos de lesão para esse bailarino. Mediante o aparecimento de uma lesão, a fisioterapia também, a partir de um teste direcionado, traça um programa de reabilitação que vai desde o alívio dos sintomas até o reestabelecimento completo da função.
Dentro de uma proposta de prevenção de lesão e garantia de bem estar e saúde dos bailarinos, a fisioterapia pode oferecer serviços de Recovery: “São técnicas que visam auxiliar a recuperação do corpo após períodos intensos de trabalho, reduzindo os efeitos prejudiciais do trabalho de alta intensidade e reduzindo a chance do desenvolvimento de uma lesão”, explica Carol Lima.
Por fim, o mais importante nesse acompanhamento, é que os bailarinos busquem rapidamente a fisioterapia para ajudar nos casos de dor ou lesão. Carol afirma que muitas lesões parecem se resolver sozinhas com o tempo ou o afastamento das aulas por alguns dias, “mas na verdade as adaptações e compensações que o corpo faz nesse processo trarão uma série de prejuízos ao longo da carreira desse bailarino, como é o caso das distensões musculares não tratadas, ou entorses de tornozelo, que culminam na redução da mobilidade e alteração do padrão do movimento”, complementa ela.
“A dança é um sonho, um prazer, e muitas vezes o projeto de vida desses bailarinos, e a fisioterapia é um investimento necessário para aqueles que trabalham com o corpo, que desejam ter sucesso. E dançar com saúde é o melhor caminho”, relembra Carol.
Os alunos da Petite têm 20% de desconto na FullCare, não perca mais tempo e agende já a sua avaliação.
FullCare
Endereço: Rua Conde de Bonfim 685, loja 219 – Tijuca
Telefone: (21) 3825-2144