Dicas para se preparar para o espetáculo

Os ensaios gerais são uma forma de ver como será no dia da apresentação. Além de ser o momento em que unimos todas as turmas com o teatro, os figurinos e cenários

Muitas escolas de dança montam espetáculos de final de ano para que seus alunos tenham a chance de experimentar a vida artística e mostrar no palco tudo que aprenderam durante aquele ano. Aqui na Petite amamos cada momento do evento: desde o início do planejamento até as palmas da plateia, por isso, vamos compartilhar dicas da última etapa para criar esse momento tão especial.

Com a ajuda da nossa diretora artística, Nelma Darzi, e alguns professores, contamos como é feito cada etapa do processo de criação de um espetáculo que você pode conferir clicando aqui. Mas, hoje, iremos falar sobre o último passo para montar uma grande apresentação: os ensaios gerais.

Os ensaios de cada coreografia começam após ter o roteiro finalizado, as turmas distribuídas, as músicas já selecionadas e a coreografia já montada pelo professor. Nossa diretora Nelma disse que gosta de acompanhar os ensaios das coreografias de perto: “para ver como elas estão sendo desenvolvidas artisticamente, se a técnica utilizada está no nível adequado para a turma e se funcionam levando em conta cenário e figurino”.

Nosso professor de Street Dance, Vini santos, já contou que para ele é ideal começar a criar e passar a coreografia para a turma três meses antes da apresentação. Acreditamos que quanto mais os alunos ensaiarem, mais eles estarão confiantes para se apresentarem no palco.

Após o tempo necessário de cada turma aprender as coreografias e ensaiá-las, que dependerá do nível da turma, começam os ensaios gerais. Nesses ensaios é quando juntamos as coreografias com o teatro que será apresentado, além de testar a iluminação que será utilizada em cada momento do espetáculo, assim como, os figurinos e cenários. Esses ensaios com todas as turmas são um ótimo teste para saber como será o resultado final de todo o processo de criação.

Separamos algumas dicas para você, aluno e professor, aproveitar os ensaios gerais para deixar a apresentação ainda mais grandiosa, confira:

1. Esteja atento ao que será direcionado

Os ensaios gerais são como um teste de como será o espetáculo, ou seja, se algo der errado, esse é o momento de consertar e ajustar. Por isso, ouça bem o que o (a) diretor (a) e professores falarão para você não se perder e acabar errando no dia da apresentação. Preste atenção especialmente nas marcações de entrada e saídas de palco!

2. Anote tudo para não esquecer

Não esqueça de levar um caderno e caneta para anotar as entradas e saídas marcadas pelos professores, as mudanças de lugares das coreografias, a ordem do espetáculo e tudo mais o que achar importante para a apresentação ser um sucesso.

3. Conte o tempo entre as coreografias

Para os alunos que dançam mais de uma coreografia, é importante saber o tamanho do intervalo que você terá entre uma dança e outra para saber quanto tempo você terá para trocar de figurino, acessórios e sapatilhas, caso necessário, e também para se hidratar e relaxar.

4. Verifique o figurino antes de entrar no palco

E falando em figurino, não deixe de checar se você está com todos os acessórios, com a sapatilha certa e se ela está bem colocada. Além disso, verifique se o figurino está bem preso para se certificar de que ele não cairá ou rasgará no dia do espetáculo. E não se esqueça: nos ensaios gerais com a roupa da apresentação você não deve entrar com nada que não for parte do figurino.

5. Planeje o local em que você guardará a sua água

Por último, mas não menos importante, não esqueça de verificar o melhor local próximo ao palco para colocar a sua garrafa de água para você se hidratar entre as coreografias e claro sem atrapalhar a entrada e saída dos outros bailarinos.

Após os ensaios gerais, chega o momento que todos esperavam: o grande dia da apresentação. E a nossa dica para este momento é: divirta-se e aproveite cada momento da apresentação.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp