Felizes para sempre nos ballets

Para comemorar o mês dos namorados, separamos cinco grandes histórias de amor contadas através da dança

Os ballets de repertório trazem histórias que nos fazem viver grandes aventuras ao lado dos personagens, geralmente com histórias de amor de plano de fundo. Muitos ballets trazem tragédias, como em Giselle e La Bayadère; porém, existem os grandes romances que merecem destaque neste Dia dos Namorados. Conheça cinco casais de ballets de reportório que tiveram um final feliz:

Odette e Príncipe Siegfried em O Lago dos Cisnes

Durante uma caçada no lago, o Príncipe Siegfried conhece Odette, uma jovem que foi enfeitiçada pelo mago Rothbart e passa a viver num corpo de um cisne, mas durante a noite ela volta a sua aparência humana. Siegfried, apaixonado, promete à Odette que a libertará do feitiço, entretanto, durante uma festa no castelo, o príncipe é enganado por Rothbart e Odile, a cisne negra que se passa por Odette para enganar Siegfried, o fazendo jurar amor por ela. Após descobrir a verdade, o príncipe vai atrás da Odette que o perdoa e, antes de se casarem, Siegfried derrota o mago libertando todas as jovens enfeitiçadas, inclusive sua amada Odette.

Existem versões deste ballet que o casal passa por uma tragédia, mas um outro lado contado nos palcos é que Odette e Siegfried, no fim, se casam.

Clara e o Quebra-Nozes em O Quebra-Nozes

Após ganhar um boneco de Quebra-Nozes de seu tio no natal, a jovem Clara sonha com uma grande aventura onde o Quebra-Nozes enfrenta o Rei Rato e seu exército e se torna um belo príncipe. E antes de acordar, o Quebra-Nozes leva Clara numa viagem para o Reino das Neves e o Reino dos Doces, onde conhecem a Fada Açucarada e seu Príncipe que dançam um lindo Grand Pas de Deux.

Kitri e Basílio em Dom Quixote

O pai de Kitri, Lorenzo, havia planejado um casamento arranjado da jovem com o nobre Gamache, mas ela estava apaixonada por Basílio. Após serem aconselhados por Espada e Mercedes, o casal decide fugir e seguir Dom Quixote e Sancho Panza que os ajudam a fugir. Mas, Gamache e Lorenzo acham o casal e Kitri é forçada a se casar com o nobre e, para tentar anular o casamento, Basílio finge que está morrendo e pede para que Lorenzo realize seu último desejo: casar-se com Kitri. Lorenzo aceita e, para a sua surpresa, Basílio se levanta cheio de saúde e felicidade e se casa com sua amada.

Swanilda e Franz em Coppélia

Swanilda é a jovem mais bonita da aldeia onde vive e está noiva de Franz que um dia se encanta por Coppélia. Tomada pelo ciúme, Swanilda invade a casa do doutor Coppelius e descobre que Coppélia é, na verdade, uma boneca mecânica. O inventor deseja dar vida a sua boneca por meio de artifícios mágicos que sacrificariam a vida de Franz por Coppélia, mas ao descobrir do plano, Swanilda se veste com as roupas da boneca e finge que ela ganhou vida para ajudar Franz a fugir. Após escaparem do doutor Coppelius, Swanilda e Franz se casam e vivem felizes em sua aldeia.

Clique aqui para descobrir 12 curiosidades sobre o ballet Coppélia!

Lise e Colas em La Fille Mal Gardée

Simone planeja casar sua filha com Alain, um jovem rico, mas a mãe descobre que o coração de Lise pertence à Colas, um camponês pobre. Após uma forte tempestade estragar as festividades da época da colheita, Lise é forçada a se casar com Alain, porém, antes de subir no altar, ela e Colas imploram para que Simone permita que eles se casem. Para saber como essa história termina, clique aqui!

Curtiu saber mais sobre ballets de repertório? E que tal dar vida a eles? Nosso professor de ballet clássico, Sérgio Lobato, já contou o que é necessário para um bailarino dançar as variações de repertório, clique aqui para descobrir!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp