A MÚSICA E A DANÇA: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE DANÇA COM CRIANÇAS (INTRODUÇÃO)

Todo profissional envolvido no trabalho de dança infantil deve dedicar parte do seu tempo para pesquisa e elaboração de conteúdos pedagógicos introduzindo a musicalização nas aulas de dança com crianças.

Não utilizamos a música apenas para dar um ritmo ao movimento ou tornar a coreografia mais bonita. As atividades com música devem ter um propósito bem maior, onde diversas habilidades e competências devem ser desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa.

Desde bebê que as crianças escutam algum tipo de música ou ruído e interagem com eles. O som faz com que a criança desperte a atenção e demonstre alguma emoção.

Tem também aquela criança que está fazendo uma enorme bagunça e quando colocamos uma música ela para e fica atenta.  Essa é a magia da música.

Não é à toa que existem inúmeros brinquedos educativos para crianças que emitem sons e músicas. E nesse caso, não é apenas com o objetivo da criança interagir com o objeto, mas também com o propósito de terem o contato com o som e com o ritmo.

 

BENEFÍCIOS DA MÚSICA NAS AULAS DE DANÇA INFANTIL

 

Os benefícios que a música traz para nossas vidas é infinito e em relação a atividades relacionados ao desenvolvimento motor na infância é mais ainda porque quando a criança tem contato com a música, seja ouvindo ou interagindo, ela pode se desenvolver com mais facilidade em diversos aspectos.

Lembro também que a música é uma linguagem tão importante quanto as demais áreas do conhecimento e está sempre presente na cultura da humanidade, sendo assim, é imprescindível na formação da criança.

Sabemos que a música estimula diversas partes do cérebro de uma só vez, tanto em crianças como em adultos, ajudando o desempenho mental, contribuindo bastante para exercícios de memória e concentração.

A criança que recebe estímulos musicais desenvolve também a capacidade em assimilar informações, melhora a audição e a competência em ouvir com detalhes.

E querem ver como podemos trabalhar a atenção e concentração da criança através da música?

Um ótimo exemplo é quando aplicamos uma atividade onde usamos o corpo para reproduzir ritmos – somente com palmas, combinando mãos e pés, mãos e tronco ou somente com os pés. Esses exercícios exigem muita atenção e concentração. Essa prática é bastante saudável e prazerosa. A criança fica atenta ao movimento do professor e ao ritmo; por isso precisa se concentrar para reproduzir aquilo que está ouvindo. Claro que esse exemplo com mais combinações deve ser aplicado a crianças de 5 e 6 anos. Com crianças de 3 e 4 anos podemos simplificar, utilizando somente o movimento das mãos ou só com os pés, sem muitas combinações.

Para a criança, a música representa mais que uma forma de expressão e integração com o meio. É um elemento que possibilita desenvolver habilidades e conceitos que vão contribuir para a sua formação integral.

Percebemos também, que quando a criança escuta uma música, ela aprende uma canção, brinca, participa de brincadeiras rítmicas ou de jogos, recebe estímulos que despertam para o gosto musical e esses estímulos proporcionam o desenvolvimento de uma série de habilidades, como:

  • Memorização
  • Criatividade
  • Desenvolve a sensibilidade
  • Motricidade o desenvolvimento motor, como: Coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal;
  • Desenvolve as habilidades cognitivas e de raciocínio.
  • Contribui muito para o desenvolvimento da fala e aumenta o vocabulário.

 

Além de todas essas habilidades e competências, a musicalização pode contribuir também no aspecto EMOCIONAL porque acalma as crianças, diminui a ansiedade e evita o estresse.

Lembra da mãe que segura a criança no colo e canta canções pro bebê dormir? Pois é, a música acalma, tranquiliza e mexe com sentimentos e emoções de afeto.

 

IMAGEM DE UMA MÃE COM UM BEBÊ

Podemos citar a SOCIALIZAÇÃO E O SENTIDO DE COOPERAÇÃO. Quantas atividades podemos criar com música, que podem ajudar na comunicação entre os alunos.

Vou dar um exemplo: Sentamos em roda com o grupo. Depois Pegamos algum instrumento musical, que pode ser um instrumento de percussão, como um pandeiro. O professor reproduz um ritmo e depois pede que os alunos passem uns para os outros tentando reproduzir aquele som.  Depois cada criança pode criar o seu próprio ritmo e os amigos deverão tentar reproduzir aquilo que o colega fez – Vamos utilizar esse exemplo para crianças de 5 e 6 anos. Para as crianças menores de 3 e 4 anos podemos mostrar um instrumento ou mais de um.

 

MÚSICAS CANTADAS E CANTIGAS POPULARES

O professor de dança infantil não deve se prender apenas as músicas instrumentais que encontramos facilmente no Spotify, existem muitas músicas cantadas que podem ser utilizadas em diversos conteúdos de aula, como, por exemplo, as cantigas populares.

A cultura popular brasileira é riquíssima e além das crianças, desenvolverem a musicalidade, também estarão adquirindo novos conhecimentos ampliando o repertório cultural.

Vou sugerir algumas cantigas populares lindas para trabalharmos com os pequenos e que eles vão amar:

 

  • Periquito Maracanã
  • Ciranda cirandinha
  • Pai Francisco
  • A Linda Rosa Juvenil
  • O cravo brigou com a rosa
  • Caranguejo
  • O balaio
  • Alecrim dourado
  • Se essa rua fosse minha
  • A canoa virou
  • O sapo não lava o pé
  • Marcha soldado
  • Escravos de Jó
  • Peixe vivo e tantas outras

 

Com essa playlist vocês podem estimular que as crianças também cantem, porque o CANTAR pode ser um excelente recurso para a aprendizagem.

Além das cantigas populares, podemos trabalhar também com os diferentes ritmos que encontramos na música popular brasileira, como: O chorinho, frevo e forró. Aqui podemos dar como dica músicas de Gilberto Gil, Chico Buarque, Pixinguinha, Chiguinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Villa Lobos.

DICAS DE MÚSICAS:

  • Atraente de Chiguinha Gonzaga
  • Brejeiro de Ernesto Nazareth
  • Andar com Fé de Gilberto Gil
  • Trenzinho do caipira – Villa Lobos
  • A Banda de Chico Buarque
  • Tico Tico no Fubá de Pixinguinha

 

A música não deve estar presente somente como um entretenimento ou para fazer um fundo musical ao exercício, a música deve ser vista como um importante material didático-pedagógico.

Quando um professor realiza atividades de música com seus alunos, proporciona a eles o estímulo de movimentos específicos que auxiliam a organização do pensamento, além de favorecer a cooperação e comunicação das atividades realizadas em grupo.

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor pode trabalhar de forma paralela, conteúdos relacionados com as letras das músicas cantadas.

Exemplo – Podemos mostrar as crianças a música “Dona árvore” com Bia Bedran. Antes da atividade, podemos conversar com as crianças sobre o cuidado que precisamos ter com a natureza. Que os homens não devem derrubar árvores à toa nem fazer queimadas. Criar a consciência da preservação do meio ambiente e depois iniciamos a atividade prática, onde as crianças iniciam como se fossem as sementinhas que após receberem água, a luz do sol e serem bem cuidadas, crescem e se transformam em lindas árvores.

E quando o vento bate forte, elas se movimentam bem rápido, mas quando o vento está fraco, elas mexem bem lentamente. Podemos permitir que as crianças criem seus próprios movimentos, simbolizando a movimentação da árvore. Movimentos de braços – braços e mãos – braços e tronco – braços, troncos e mãos e assim vai.

 

A PESQUISA MUSICAL

Estamos vendo como a música é importante para o desenvolvimento das crianças e para ser bem utilizada em nossas aulas, precisamos pesquisar e escolher bem.

A escolha da música para os conteúdos que serão dados em aula é fundamental para o sucesso do seu trabalho. A escolha certa para cada exercício vai proporcionar mais entusiasmo na execução, vai motivar a turma e fazer com que a matéria seja dada de forma prazerosa, consciente e eficaz.

Muitas vezes o professor pode achar que vai perder tempo pesquisando músicas e acaba escolhendo qualquer coisa para ser mais rápido. Esse tempo que você teoricamente acha que vai “perder”, na verdade, vai fazer uma grande diferença mais a frente.

Nas aulas de nível básico em diante (crianças de 8 ou 9 anos) encontramos com bastante facilidade músicas já prontas com toda sequência de aula que o ballet clássico exige. Uma aula prontinha com músicas para os exercícios de barra, centro e diagonal. Encontramos facilmente tanto em CDs como no Spotify, basta buscar por: “Aulas de ballet”, ou “músicas para ballet”.

Nas aulas de dança para crianças pequenas também podemos encontrar muitas coisas pelo Spotify e aí vocês poderão ter duas opções: ou ficam presos ao que encontram com facilidade pelo celular ou pesquisam bastante para descobrirem algo novo e original que talvez não esteja facilmente a sua frente.

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