A emoção que o teatro leva ao seu público é transformadora

Mais do que apenas apresentar uma situação, a intenção é despertar sentimentos na plateia

Assim como a dança impacta a vida de quem assiste, o teatro também gera um efeito sobre o seu público, mais uma semelhança entre essas duas artes que amamos. Conversamos com a nossa professora de teatro, Bruna Pontara, para entender como o teatro afeta o seu público, vem ver.

As artes cênicas surgiram por conta da necessidade do ser humano de se comunicar por meio do corpo e da fala, mas o teatro surgiu na Grécia, no século VI a.C., através das festas em homenagem à Dionísio, o deus do vinho e do teatro. Desde sua origem, as peças teatrais representam a sociedade, característica que surpreende o público por trazer o cotidiano para os palcos.

A professora Bruna explicou que o teatro promove em seu público uma reflexão, identificação com a história e os personagens, uma autoanálise, empatia e ainda desperta sentimentos. Os roteiros e as encenações são reflexos do cotidiano, formas de pensamento e trazem uma visão de um período histórico, tudo isso faz com que quem assiste a peças teatrais participe ativamente daquele momento.

Devido a essa conexão com a plateia, o teatro transforma a maneira como a pessoa se vê em relação ao seu meio de convivência. “O espectador é um indivíduo no público, mas ao assistir uma peça de teatro através da identificação ele se entende como parte de um todo, fazendo parte do coletivo”, conta Bruna.

“A arte transforma e o teatro sempre terá um papel social de disseminar respeito, amor e pensamentos”                  – Bruna Pontara

Por fim, toda essa conexão é gerada através dos atores e, para isso, é preciso que eles mergulhem nas histórias, sentimentos e em seus papéis. Ou seja, o teatro é rico desde os bastidores, até chegar no palco e transbordar para a plateia. Tem como não amar?

O teatro é ótimo para quem quer se conectar a outras pessoas, expandir o pensamento crítico, desenvolver sua expressão e, principalmente, se inspirar com grandes histórias. Para crianças pequenas, o teatro também tem uma função lúdica e sociável que contribui de forma incrível para o desenvolvimento nessa fase de descobertas. E na Petite Danse, crianças a partir de 4 anos podem fazer aulas de teatro, clique aqui para conferir a grade de horários.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp