fbpx

Qual a importância de manter uma boa nutrição para um bailarino

Não é incomum ver bailarinos se alimentando mal, principalmente quando a rotina de ensaios está um pouco corrida e não houve tempo para se preparar devidamente. Porém, a alimentação também é um aspecto bem importante para a dança. Mas qual a importância de manter uma boa nutrição para um bailarino? A Petite Danse, escola de dança reconhecida internacionalmente, te conta.

Quem não se alimenta direito não tem energia para encarar uma rotina forte de exercícios e ensaios. Quando os alimentos que ingerimos não suprem as necessidades do corpo, começamos a perder massa magra. Isso é sempre um problema, inclusive para um bailarino, que depende de seu corpo como instrumento de trabalho.

Qual a importância de manter uma boa nutrição para um bailarino

Fonte: The Coveteur

Mas a verdade é que, atualmente, muitos bailarinos pensam apenas em se manterem magros, pensando muito pouco no que estão ingerindo. Assim, pequenos lanches industrializados, com alto teor de sódio e gordura, nos são empurrados diariamente pela indústria alimentícia. É um oferecimento de opção rápida para quem tem uma rotina corrida, mas consistem apenas em calorias vazias.

Talvez, exatamente por isso, muitos bailarinos fiquem exaustos após um pequeno ensaio. Isso faz com que muitos precisem de pausas durante suas rotinas de exercícios. É muito importante estar devidamente nutrido quando vamos praticar dança. Ela é uma atividade física que resulta numa alta queima calórica. Quando o corpo não tem energia para consumir, é bem difícil dar conta dessas atividades.

Importância de manter uma boa nutrição: o que fazer

Uma saída interessante é buscar por orientação junto a um nutricionista esportivo. Afinal, a dança nada mais é do que uma atividade física. Portanto, quem melhor do que um profissional especializado em prescrever dietas para atletas para orientar um bailarino?

Importância de manter uma boa nutrição: o que fazer

Fonte: Petite Danse

O nutricionista esportivo leva em conta não só a rotina de ensaios e apresentações do bailarino para montar um cardápio personalizado. Ele também considera o tipo físico, a genética, o metabolismo e até o grau de esforço ao executar cada uma de suas tarefas. Assim, fica mais fácil estar bem alimentado e ter energia para dançar.

Mas, vale lembrar que determinados alimentos devem ser evitados por todos, inclusive os bailarinos. Não é só porque uma pessoa faz muitos exercícios físicos que ela precisa consumir um número enorme de calorias. É importante que essa conta bata muito bem para que o bailarino mantenha seu peso sob controle e os excessos não afetem sua dança.

Assim, alimentos fritos, industrializados, com alto teor de sódio, gordura ou com uma lista enorme de ingredientes artificiais devem ser evitados. É melhor dar preferência as frutas, verduras, legumes, grãos naturais e proteínas magras. Esses ingredientes são possíveis de identificar com facilidade e em porções que deem saciedade.

Entenda a importância de manter uma boa nutrição

Fonte: Petite Danse

Cuidado com a alimentação sempre

A qualidade da alimentação de todos vem caindo muito e isso pode ser observado com muita facilidade. A quantidade de pessoas acima do peso e malnutridas atualmente é enorme. Assim como o surgimento de doenças do coração e diabetes em jovens é cada vez maior. Tudo isso é o resultado de uma alimentação pobre em nutrientes, mas rica em gorduras, açúcares e sal.

Nenhum bailarino está fora de risco destes problemas. O descuido com a alimentação pode afetar negativamente até o melhor dos atletas. Por isso, a importância de manter uma boa nutrição está muito além de só manter o peso sob controle. Deve ser observado se a alimentação está sendo feita corretamente, em quantidade suficiente e suprindo a demanda energética do corpo.

A Petite Danse é uma escola de dança especializada e tem sempre as melhores informações e novidades que um bailarino precisa saber.



A Petite Danse quer enviar conteúdos exclusivos para você!

Entre na nossa lista de e-mail e comece a receber agora mesmo conteúdos feitos para Professores, Alunos e Donos de Escolas.

Sucesso! Enviamos um e-mail para você, verifique seu SPAM