Adolphe Charles Adam – O Compositor de “Giselle”

Adolphe Charles Adam foi um compositor francês que viveu de 1803 a 1856. Ele nasceu em Paris e era filho do compositor e professor de música Jean-Louis Adam (1758-1848) que foi também professor no Conservatório de Música de Paris. Apesar de ser tão ligado a música, Jean-Louis Adam, se opôs firmemente a ideia de seu filho seguir seus passos. No entanto Adam foi determinado, estudou e compôs secretamente sob a tutela de seu amigo mais velho Ferdinand Hérold, um compositor popular na época. Enfim, ao chegar aos 17 anos seu pai cedeu e Adam foi autorizado a estudar no Conservatório de Paris, mas com a promessa que aprenderia música somente como diversão, e não como algo profissional.

Aos 20 anos Adam já estava escrevendo canções para casas de vaudeville de Paris e tocando na orquestra do Gymnasie Dramatique, onde mais tarde se tornou mestre do coro.  Assim como outros compositores franceses, ele ganhava a vida principalmente tocando órgão.

Embora sua primeira ópera tenha sido bem recebida, Adam não conseguiu o sucesso imediato que esperava e teve que enfrentar anos de dificuldades financeira e muita crítica. Foi somente em 1836 que ele conseguiu o seu primeiro grande sucesso com a Ópera “Le Chalet”, que se tornou uma das mais populares da época. Ele continuou compondo óperas de grande sucesso, como: “Le Postillon de Lonjumeau” e “Si j´étais roi”, que foi encenada em Paris mais de mil vezes.

No entanto, Adam é mais conhecido por seus balés, em especial “Giselle”, que estreou em 1841. A história romântica de uma camponesa que se apaixona por um nobre disfarçado, foi um sucesso instantâneo e continua a ser uma das obras mais populares do repertório de balé. Sua partitura é conhecida por sua beleza e delicadeza, com melodias exuberantes e um senso de drama perfeitamente adequado a história.

Um outro motivo para o sucesso de Adam foi sua capacidade de incorporar melodias e músicas populares em suas composições. Ele era habilidoso em adaptar músicas folclóricas e outras melodias populares para atender às suas necessidades, o que tornava sua música acessível a uma ampla variedade de públicos.

Apesar de seu sucesso, a vida de Adam não foi isenta de dificuldades. Ele sofria de problemas de saúde durante toda a sua vida e lutou financeiramente por grande parte de sua carreira. No entanto, ele continuou a compor e a produzir músicas que eram belas e memoráveis.

Adam faleceu 1856, mas sua música continua a ser apreciada em todo o mundo. Sua influência pode ser percebida em compositores posteriores com Tchaikovsky, que admirava a partitura de “Giselle” e usou algumas de suas melodias em suas próprias composições para ballet.

Adolphe Charles Adam deixou um legado duradouro na história da música e se você é um amante de balé, ópera ou simplesmente de música bonita, com certeza as suas canções irão encantá-lo.

 

Fonte: https://myrnajamus.blogspot.com/2009/10/adolphe-charles-adam.html

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Os comentários estão desativados.