Conheça a história do ballet que tem a cara do fim do ano

O Quebra-Nozes é um dos maiores ballets de repertório apresentados pelas companhias ao redor do mundo

A época do festas chegou e com ela grandes companhias apresentam um dos ballets mais famosos do mundo da dança: O Quebra-Nozes. Existem diversas versões da história contada no ballet de repertório composto por Tchaikovsky, baseado no conto de E.T.A. Hoffman, chamado “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”. Conheça a versão tradicional da história que acompanha a jovem Clara numa grande aventura pelo reino mágico do Quebra-Nozes.

Para entrar no clima, assista ao Grand Pas de Deux de Quebra-Nozes apresentado por Juliana Auad e Wesley Tavares, ex alunos da Petite Danse:

É noite de Natal e a família de Clara está dando uma festa para celebrar com os parentes e amigos. Um dos convidados, o Sr. Drosselmeyer, padrinho de Clara trouxe presentes para todas as crianças. Para Fritz, irmão de Clara, Drosselmeyer o presenteou com uma farda, um cavalo-de-pau e uma espada, além de soldadinhos de chumbo. Já para a menina, ele trouxe uma boneca e sapatilhas de ballet, mas, antes que ele fosse embora, Clara recebeu mais um presente de seu padrinho: um boneco quebra-nozes.

Feliz com seu novo boneco, Clara dança pelo salão, porém, com ciúmes da irmã, Fritz pega o boneco das mãos da menina e, sem querer, o deixa cair no chão, quebrando o soldadinho. Após ver o acontecido, os pais de Clara deixam os dois de castigo e os mandam para seus quartos. Antes de ir embora com os outros convidados, Drosselmeyer conserta o boneco e o coloca embaixo da árvore de Natal.

Clara não consegue dormir pensando na festa, nas brincadeiras e nos presentes, então, ela volta para o salão para ver seu boneco quebra-nozes mais uma vez, porém, quando chegou, Clara sentiu que a sala estava diferente. Quando o relógio bateu meia-noite, Drosselmeyer aparece usando roupas de feiticeiro e a árvore, a sala e o quebra-nozes foram crescendo até que o boneco ficou do tamanho de uma pessoa.

Conheça a história do ballet que se passa na noite de véspera de Natal.

De repente, surge na sala um grupo de ratos que, liderados pelo Rei Rato, lutam contra os soldadinhos de chumbo de Fritz, tendo como líder o Quebra-Nozes que havia se tornado num soldado de carne e osso. Após ganhar a batalha, o boneco é transformado por Drosselmeyer num lindo príncipe que leva Clara a uma viagem para o Reino das Neves onde conhecem o rei e a rainha.

Em seguida, o Quebra-Nozes e Clara partem para o Reino dos Doces onde encontram a Fada Açucarada que apresenta o reino a eles. Nesse momento, todos do reino se apresentam numa grande festa, dançaram: os Espanhóis, os Árabes, os Chineses, os Russos, a Valsa das Flores, o Pas de Deux da Clara com o Príncipe Quebra-Nozes e o famoso Grand Pas de Deux da Fada Açucarada e seu Príncipe.

No fim, Clara acorda e percebe que tudo aquilo não passou de um grande sonho; a menina estava deitada debaixo da árvore de Natal abraçada com seu boneco quebra-nozes.

Agora que você já conhece a história, veja 14 curiosidades sobre o ballet que sempre é apresentado pelas grandes companhias na época de Natal!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Os comentários estão desativados.