5 ballets de repertório inspirados nas obras de Shakespeare

Conheça as apresentações baseadas nas grandes histórias de um dos escritores e dramaturgos mais importantes do mundo

Shakespeare é um dos maiores escritores da literatura clássica e seu legado inspirou diversos coreógrafos e companhias a criarem grandes coreografias para ilustrar suas histórias. Separamos os cinco ballets de repertório que são baseados nos grandes contos do autor.

Os espetáculos de ballets de repertório retratam contos por meio da dança. O ballet surgiu no século XV, mas as variações de repertório só foram montadas e encenadas durante o século XIX. Para saber mais sobre a história dos ballets de repertório clique aqui!

William Shakespeare (1564-1616) é considerado um dos escritores e dramaturgos mais importantes de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte que permanecem vivas até hoje através do teatro, cinema e dança. Conheça algumas obras do escritor que se tornaram ballets repertório:

Romeu e Julieta

Todos conhecem a grande história de amor e tragédia que Shakespeare escreveu sobre o jovem casal que pertencia a duas famílias rivais. No mundo do ballet esta é uma das principais histórias do escritor apresentada nos palcos.

Sonho de uma Noite de Verão

Este ballet traz uma mistura de sonho com realidade no conto de Shakespeare em que acompanhamos a história de quatro jovens que passam por diversas confusões amorosas em uma noite do verão grego numa floresta habitada por seres mitológicos e fantásticos. Para tentar consertar todos os conflitos, um dos personagens convence o resto do elenco e, até mesmo, o público de que tudo foi apenas um sonho.

Hamlet

Também conhecido como “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, o ballet apresenta a história de um príncipe que busca vingança pela morte de seu pai, causada por envenenamento pelo seu próprio irmão para tomar o trono casando-se com a rainha.

Othello

Baseado na história “A tragédia de Othello” de Shakespeare, acompanhamos Iago, um jovem determinado a se vingar de Othello após o general veneziano promover Cassio para tenente no lugar dele, resultando em grandes traições e verdadeiras tragédias.

The Winter’s Tale

Este ballet nos conta a história de Perdita, filha de Leontes, o rei de Sicília, que após ser tomado pelo ciúme entre sua esposa e Polixenes, o rei da Boêmia e seu amigo, ordena que sua filha vá embora logo depois de nascer. Anos depois a jovem conhece Florizel, filho de Polixenes, os dois se apaixonam e fogem para Sicília onde Perdita é reconhecida e sua família reunida. Este enredo é baseado no livro “Contos de Inverno” de Shakespeare.

Essas obras são apresentadas por grandes cias como Royal Ballet, Ballett Dortmund e San Francisco Ballet; e você pode assistir algumas das variações nos canais oficiais das companhias. Aqui na Petite temos aulas de Variação de Repertório na unidade Tijuca, mas para participar o aluno precisa já ter um nível avançado ou técnico. Confira a nossa grade de horários e agende uma aula experimental pelo nosso Whatsapp!

Assista ao Balcony Pas de Deux de Romeu e Julieta apresentado pelo Royal Ballet:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp