Importância dos estudos teóricos no Ballet

Para o bailarino poder representar melhor seu personagem, é importante que ele conheça sua história e a base teórica do ballet

Os estudos teóricos são essenciais para quem deseja se aprofundar no Ballet Clássico pois, através deles, o bailarino conseguirá melhorar sua performance. E para explicar melhor a importância disso convidamos o professor Paulo Melgaço, que ministra aulas no nosso Curso Profissionalizante.

A parte teórica do Ballet nos ajuda a compreender os estilos da modalidade, assim como suas constantes mudanças. Mas esses estudos estão divididos em Terminologia, onde aprendemos sobre os passos, como executá-los e suas várias nomenclaturas; e em História, parte em que nos aprofundamos sobre o desenvolvimento da dança ao longo do tempo.

Nosso professor de História da Dança defende o argumento de que o conhecimento teórico é muito importante para o bailarino. “Ele deve entender que cada Ballet possui um contexto histórico diferente, ao dançar um repertório, o bailarino precisa conhecer a história, a música e a interpretação do personagem; e serão os conhecimentos teóricos que ajudarão neste processo de construção do personagem”, explica Paulo.

Ele também conta que os estudos teóricos são para todos, quem quer ser bailarino profissional, quem deseja se tornar professor e até mesmo aqueles que dançam por prazer. Nosso professor acredita que quanto maior o conhecimento do bailarino, maior a sua bagagem cultural que resultará num melhor bailarino que, certamente, ele será.

Além disso, Paulo diz que não existe um método certo para estudar a parte teórica do ballet. “Cada um constrói o seu próprio caminho de buscar conhecimento e para isso é importante estar disposto a aprender, ter curiosidade e sempre estar pronto para o novo”, conta ele.

Por fim, Paulo Melgaço indica para quem deseja estudar este outro lado do ballet: buscar cursos, assistir palestras e ler muito. Então, aproveite para conferir o nosso curso profissionalizante para ser um bailarino profissional completo. 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.