Qual a diferença entre Hip Hop, Street Dance e Dança de Rua?

Conheça as analogias e diferenças destes movimentos que encantam o mundo com sua dança

O Dia Mundial do Hip Hop é comemorado dia 12 de novembro e para celebrar entenda a diferença entre o Hip Hop, o Street Dance e a Dança de Rua. Além disso, conheça mais sobre a história do movimento que transformou positivamente as lutas entre as gangues dos Estados Unidos.

O nome Hip Hop, termo criado em Nova York por Afrika Bambaataa, está conectado a duas características muito importantes: a cultura e a dança. A cultura do Hip-Hop é um movimento que teve início no final da década de 1970, nos Estados Unidos, como uma forma de reagir aos conflitos sociais pelas classes menos favorecidas da sociedade. Já a dança Hip Hop é formada a partir de danças sociais com músicas de hip hop.

Em 12 de novembro de 1973 foi criada a Zulu Nation, uma organização não-governamental, com interesse em trazer a cultura Hip-Hop como alternativa para as gangs e as drogas. A proposta era trazer disputas por meio de batalhas de dança desenvolvendo a criatividade ao invés de violência. Propondo uma ideologia de paz, união, amor e diversão nasceu o Hip Hop e seus elementos básicos como: DJ (Disc Jockey), MC (Master of Ceremony ou Mestre de Cerimónias), Grafite e o Breaking/B-boying.

No Brasil, o Hip Hop chegou no início dos anos 80 por meio das equipes de baile, revistas e discos vendidos na Rua 24 de Maio, em São Paulo. Alguns dos pioneiros, que inicialmente dançavam B-boying foram: Nelson Triunfo, os Jabaquara Breakers e os Gêmeos.

“Quando nós criamos o Hip Hop, o fizemos esperando que seria sobre a paz, amor, união e diversão e que as pessoas se afastariam da negatividade que estava contaminando nossas ruas.”

 – Afrika Bambaataa

O Street Dance é um termo criado pelos norte americanos para identificar as danças nascidas nas periferias e centros urbanos. Hoje, o “street” possui maior representatividade vinda das danças oriundas da Cultura do Hip Hop e da Era Funk. É válido dizer “street dance” quando se trata de uma dança específica dentro desse universo. Breaking, Hip Hop, House, Locking e popping foram as primeiras manifestação do Street Dance que surgiram.

A Dança de Rua, para alguns profissionais brasileiros, é apenas uma representação do nome “street dance”, além de ser a tradução propriamente dita. Entretanto, para outros, esta é uma dança criada a partir das informações que o Brasil obteve na época a respeito da cultura do Hip Hop com o acréscimo da diversidade cultural e criatividade das pessoas que absorveram essa cultura no Brasil.

Agora que você sabe a diferença entre as danças que surgiram a partir da cultura do Hip Hop e da Era Funk, você já pode conhecer a dança na prática. Aqui na Petite, temos aulas de Street Dance, onde nossos professores compartilham todo o seu conhecimento sobre as três danças dentro das salas de aula. Então confira a nossa grade de horários e agende a sua aula experimental em uma de nossas unidades pelo WhatsApp!

Descubra a história do Break Dance e como esta dança se tornará uma modalidade para os Jogos Olímpicos de 2024 no nosso bate papo com o B-boy Samir Santos:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp