Escolhendo o tema do espetáculo de uma Escola de dança

A escolha do tema para o espetáculo de uma escola de dança, deve ser pensada de forma que, além da técnica e demonstração de passos, possamos passar outros ensinamentos. Cabe ao diretor ou roteirista, pesquisar ideias ou histórias inspiradoras que ensinem conteúdos importantes na formação de crianças e adolescentes. Um espetáculo de encerramento de ano letivo não precisa ser somente uma apresentação para os familiares, podemos pensar além, aumentando o repertório cultural dos nossos alunos com propostas ligadas à arte e educação.

Desde a sua fundação, a Escola de Dança Petite Danse busca desenvolver temáticas educativas que provoquem a reflexão sobre assuntos relevantes como: inclusão, preservação do meio ambiente, aceitação a diversidade, entre outros. Um segmento que valorizamos muito é a literatura brasileira, rica em histórias inspiradoras Algumas dessas histórias se transformaram em lindos espetáculos que encantaram as crianças e público como: A Fada que tinha ideias (Fernanda Lopes Almeida) O Rei de Quase Tudo (Elias do França) Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque) Bom dia Todas as Cores (Ruth Rocha) Os Saltimbancos (Chico Buarque) Flicts (Ziraldo).

Em 2023 escolhemos como tema o desenho Divertidamente da Pixar produções. Entendemos que na época contemporânea, com o avanço da tecnologia e mudanças rápidas e constantes na sociedade, diversas questões emocionais foram surgindo, trazendo uma preocupação com a saúde mental de crianças e jovens. O filme divertidamente traz essa reflexão sobre nossas emoções e como todas elas são importantes para uma vida equilibrada. Não seguiremos a história exatamente como está no filme. O roteiro será adaptado de forma que priorize as coreografias apresentadas e todo elenco de alunos. As cenas teatrais inspiradas no filme, vão contribuir para costurar o enredo, tornando o espetáculo mais dinâmico e divertido.

O objetivo principal é mostrar o trabalho técnico e artístico desenvolvido durante o ano letivo e também, mostrar como todos os sentimentos são importantes e necessários para a manutenção da saúde mental das crianças. A história nos ensina que precisamos nos adaptar a uma nova realidade, ainda que seja difícil de aceitar. As dificuldades também são importantes para o nosso desenvolvimento pessoal.

 

Por: Nelma Darzi (Diretora Artística da Escola de dança Petite Danse)

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Os comentários estão desativados.