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Tudo sobre a aula de barra – A primeira parte da aula de ballet

A aula de ballet começa na barra, assim como a própria técnica do ballet. A barra desenvolve a força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade, comparecimento, alinhamento, extensão, articulação e coordenação que o ballet exige. Os exercícios de barra não são passos separados de um mundo separado, nem a barra é simplesmente um aquecimento estilizado para os passos do centro; é onde você aprende e mantém suas habilidades. Seja uma barra rápida ou lenta, uma barra fixa ou uma que muda todos os dias, o trabalho da barra é a base da técnica do ballet.

Os passos da barra proporcionam uma preparação direta para os passos do centro, na segunda parte da aula, que por sua vez se tornam coreografias realizadas no palco. Os gloriosos e altos saltos começam a aparecer na barra com pliés e tendus perfeitos. Os pliés podem parecer nada além de flexões de joelho, mas essa flexão requintadamente controlada é a origem de cada salto e giro. E esse humilde tendu, praticado constantemente na barra, inicia cada passo que você faz no centro, em que uma perna se afasta do corpo e cada passo que você faz, em que a perna retorna ao corpo – seja um simples glissade ou um virtuoso brisé volé.

Uma barra bem pensada alcança dois propósitos. A curto prazo, prepara você para dançar imediatamente depois. Seu corpo começa a se aquecer e ficar flexível; seus músculos ficam bem esticados e prontos para encarar o trabalho no centro, o ensaio ou uma apresentação com segurança. A relativa simplicidade dos exercícios com barra permite que você se concentre nos fundamentos para que eles estejam presentes mais tarde, quando sua atenção deve estar em passos maiores e combinações mais desafiadoras. Uma barra adequada prepara você para manter o equilíbrio, girar piruetas e executar um allegro limpo e brilhante.

A longo prazo. A barre constantemente reforça , o trabalho da barra constrói e refina sua técnica o básico; também oferece tempo para pensar em detalhes: seu olhar, o aperto de sua quinta posição, a pressão dos dedos dos pés no chão, como você segura os dedos. A repetição e a concentração no trabalho da barra gravam detalhes corretos em sua técnica, de modo que, mesmo que o restante da aula não corra bem em um dia específico, você progride.

Finalmente, a barra é a sua oficina para qualquer coisa que não esteja funcionando no centro. Se você está tendo dificuldades com um passo específico ou com um grupo de passos, não pratique apenas o passo em si – volte para a barra e examine seus componentes. Se, por exemplo, piruetas são o problema, examine a sua colocação nos pliés, a sua posição no retiré e seu balance na meia ponta. Se seus glissades estão sujos ou seus assemblés não juntam no ar, trabalhe na sua execução e nas suas posições finais durante os tendus e frappés. A barra é mais introspectiva e meditativa do que o centro. Você pode e deve estar focado interiormente. Já o centro é a hora de executar e projetar.

Barra Fixa

Alguns professores dão a mesma barra em todas as aulas; isso é chamado de “barra fixa” e é uma característica de vários métodos de ensino, notadamente o da Escola de Ópera de Paris, Bournonville e Cecchetti. A vantagem está no aprendizado por repetição.

Tendo paciência, a repetição correta dos exercícios com barra torna a dança adequada e natural e automática, como andar de bicicleta ou digitar. A aprendizagem mecânica sem sentido não é enfaticamente o ponto: seu cérebro se dedica completamente à observação e correção do corpo, e o faz melhor por não ter a tarefa de lembrar os passos. E, como o professor não precisa explicar cada exercício, a barra fixa economiza um tempo precioso nas aulas. Naturalmente, a barra definida para uma classe iniciante difere da classe avançada.

A desvantagem da barra: os músculos da mente perdem algum condicionamento. A captação rápida de combinações (uma crucial e a habilidade profissional) e a adaptação a diferentes estilos exigem versatilidade e variedade e pela ocasional combinação de “trava-cabeças” que se move em padrões ou ritmos irregulares.

Muitos professores tentam alcançar o melhor de ambas as abordagens. Uma estratégia é mudar a barra semanalmente para que até o final da semana os alunos tenham aprendido as combinações e possam se dedicar a aperfeiçoá-las. Outra abordagem é fornecer a mesma barra por vários dias seguidos, aumentando gradualmente sua dificuldade com desafios extras. Ainda outra é variar certas combinações, mas não outras.

Também é possível definir combinações de centro e até a aula inteira. Companhias como o Royal Dannish Ballet, o Royal Theater e o método Cecchetti usam desse tipo de aula.

Barra rápida e barra longa

A duração da barra varia muito de aula para aula. Alguns professores dão uma barra de uma hora, com muitas combinações lentas e cuidadosas, trabalhando até chegar a velocidade máxima.

Balanchine era conhecido por limpar a barra em vinte minutos ou menos, e muitos bailarinos faziam a barra antes de ir à aula apenas para ter os músculos prontos. Um ritmo lento ajuda os bailarinos lesionados a se recuperarem e evitarem se lesionar novamente; um ritmo rápido aquece os músculos mais rapidamente e ajuda a desenvolver velocidade.

Sequência de Exercícios

Existem tantas barras quanto professores, mas a estrutura geral da barra varia pouco de aula para aula. A ordem na qual os exercícios são realizados progride logicamente para atender às necessidades do corpo. Pliés em todos os lugares estão perto do início da barra; grand battements e adagio estão perto do fim. Os jetés vêm depois dos tendus e assim por diante. Alguns exercícios podem ser combinados (développé e grand rond de jambe, por exemplo), mas quase todos aparecem. Vá a qualquer lugar do mundo e talvez descubra que, embora a aula esteja em um dialeto diferente, a sequência lógica da ordem dos passos da barra é a mesma.

Os exercícios da barra comumente se movem em um padrão chamado en croix, do significado francês “em forma de cruz”. Você executa o passo ou a sequência dos passos quatro vezes: na frente, ao lado, atrás e novamente ao lado. A escola russa tem seu próprio padrão, que pode incluir a troca da perna de base no meio do exercício e a adição de épaulement.

Segurando a barra

A barra propriamente dita, esse passador de madeira ou tubo de metal, serve para ajudar a manter o equilíbrio e o alinhamento à medida que você executa os exercícios. Você segura a barra, mas ela não deve te segurar; ela não é uma muleta. A compreensão correta é um requisito para o posicionamento correto. Sua mão repousa suavemente sobre a barra, nunca segurando, agarrando ou apoiando-se nela. A maioria dos professores insiste em que o polegar repouse sobre a barra ao lado dos dedos, em vez de segurar por baixo, tornando impossível de deslizar. Se a sala de ballet tiver barras de diferentes alturas, prefira a mais baixa ao invés da mais alta. Uma barra alta é ótima para o alongamento das pernas, mas pode incentivar os ombros a se colocarem para cima, se aproximando do pescoço. Mantenha uma distância confortável da barra, com a mão da barra levemente na frente do seu corpo. Mantenha o cotovelo levemente dobrado e relaxado e mantenha um espaço entre o braço e o tronco. Se tiver dúvidas quanto a essa distância do corpo para a barra, tanto de lado quanto de frente para ela, é só fazer um port de bras, e posicionar o braço de acordo com essa distancia (fazer primeira ou segunda posição de braços).

Se a turma estiver lotada e você correr o risco de bater em outro bailarino, vire o corpo em croisé ou effacé, a 45 graus, longe da barra quando estiver trabalhando na frente; olhar para a barra enquanto trabalha para trás.

Início e término de cada exercício

Cada exercício começa e termina intencionalmente. Execute a preparação e a conclusão com o máximo de foco e disciplina com que aplicar à própria execução dos passos.

Quando você terminar o exercício, mantenha a posição final por um momento. Ficar parado numa mesma posição é também um exercício e isso irá limpar a sua técnica.

Sendo treinado classicamente

Ser treinado classicamente, seja no ballet, na música ou em uma arte marcial, exige que você divida os movimentos em seus menores componentes, pratique e aperfeiçoe esses componentes através da repetição, e depois remonte-os. A barra é a oportunidade de trabalhar com movimentos de ballet no nível mais baixo e mais elementar. O centro é onde eles serão revisitados. O todo recém-reconstruído é sempre maior que a soma de suas partes polidas.

 



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