Os 5 estilos mais famosos do Street Dance

Conheça os passos que vêm dominando o mundo da dança e que se tornaram uma modalidade das Olimpíadas

O Street Dance é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da dança. A recente inclusão do Breaking (estilo das danças urbanas) como modalidade dos Jogos Olímpicos de 2024 é uma prova disso. E para você conhecer um pouco mais da história desta dança, separamos os 5 estilos mais famosos do Street Dance, que são:

BREAKING/B-BOYING

É a dança presente nos breaks das músicas de hip hop e seus dançarinos são conhecidos no mundo da dança como b-boys ou b-girls. O Breaking teve várias gerações desde a década de 1970, que contou com os grupos pioneiros de break como “Rocksteady Crew”, que contribuíram com o vocabulário e estilos diversos que estão em constante evolução. Os passos básicos deste estilo são Freezes, Moves e Footwork.

HIP HOP DANCE

É a utilização das danças sociais urbanas na música de hip hop ou rap. A dança hip hop começou a ser desenvolvida na década de 1980, em festas, como block parties (festas de quarteirão) e house parties, na cidade de Nova Iorque. No início, os dançarinos usavam os vocabulários já conhecidos dos outros estilos para se referirem ao Hip Hop Dance, mas também criando novos passos e mesclando com sua própria criatividade a fim de formar uma dança totalmente nova.

HOUSE DANCE

Foi originada no meio da década de 1980, nos clubes de Nova Iorque, que tocavam, em alguns dias, músicas de hip hop e, em outros dias, house music, um estilo musical parecido com a música eletrônica. Esses clubes eram frequentados por dançarinos de hip hop que começaram a inserir algumas das suas danças de uma forma diferente na música house. Esse estilo é formado por uma série de influências que vêm de outras danças e outras manifestações culturais devido à multiplicidade cultural existente nos bairros norte americanos. Além disso, o House Dance é influenciado pela capoeira, samba, salsa, sapateado e entre outras modalidades tornando-se a dança com mais liberdade de criação coreográfica dentro das danças urbanas.

LOCKING

Mais do que somente uma dança, foi um passo desenvolvido por Don Campbell, dançarino e coreógrafo americano; porém, muitos outros passos foram criados e inseridos no Locking com o passar do tempo e o desenvolvimento dos outros estilos do Street Dance. O Locking ficou muito famoso na América e influenciou muitas formas de arte com um estilo diferenciado de todos os outros da época.

POPPING

Caracterizado por sua técnica de contração muscular unido ao “feeling” do funk. Na década de 1970, o grupo responsável pela criação dos estilos conhecidos como popping e boogaloo é o “Electric Boogaloos” (EB’s), que teve como fundador Boogaloo Sam, o precursor destas danças; além dele, outros poppers que estão na formação atual do EB’s, ou que já passaram por lá, contribuíram com a criação de outros estilos e passos que são utilizados na dança até hoje. Boogaloo, Waving, Tutting são exemplos de danças agregadas ao popping, apesar de não terem a mesma técnica.

Por fim, o Street Dance é diferente da Dança de Rua que pode ser visto apenas como uma representação ou tradução propriamente dita do street; da mesma forma, o Hip Hop e o Street Dance têm suas diferenças, clique aqui para saber mais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.