MÚSICA: Piotr IIyich Tchaikovshy
ESTREIA: 1877
COREOGRAFIA ORIGINAL: Julius Reisinger, refeita posteriormente com o sucesso por Marius Petipa e Lev Ivanov.
A história dos grandes ballets de repertório de forma simples – LAGO DOS CISNES 1877:
HISTÓRIA: A princesa Odette foi enfeitiçada, pelo feiticeiro Rothbart, que a transformou em cisne durante o dia, só retornando á forma humana durante algumas horas da noite. Ao sair para a caçada noturna, o príncipe Siegfried a avista e se encanta.
Ela, então , fala sobre o feitiço e revela que o lago em que habita é formando pelas lágrimas de sua mãe. Somente se um jovem virgem se casar com ela, jurando fidelidade eterna, poderá ocorrer sua libertação. Se ele a trair, contudo, ela permanecerá como cisne para sempre. Na noite seguinte, o príncipe recebe os convidados de sua festa de aniversário. Seis princesas são apresentadas, dentre as quais, ele deverá escolher sua futura esposa. Apaixonado por Odette, Siegfried recusa todas. Surge, então, o feiticeiro disfarçado, ao lado de sua filha Odile.
Seduzido por sua semelhança com Odette, o príncipe declara amor e fidelidade a ela. O plano diabólico é, então, revelado. Siegfried sai em busca de Odette, que sendo consolada por suas amigas. Ela tem que morrer antes do amanhecer , ou será eternamente cisne. Siegfried implora seu perdão. O feiticeiro aparece sob a forma de um grande pássaro e ataca o príncipe, que o mata. Odette e Siegfried se jogam no lago para poderem ficar unidos na eternidade, única maneira que possuem de concretizar seu amor.