Compositores que todo bailarino deve conhecer

Para comemorar o Dia da música clássica, trouxemos os responsável pelas trilhas sonoras mais famosas do mundo do ballet

O ballet e a sua trilha sonora clássica andam lado a lado nos contando as melhores histórias dentro dos teatros e criando os grandes ballets de repertório. Além disso, já contamos aqui como que este estilo traz benefícios para seus ouvintes, então vale a pena conferit esta lista de compositores que todos no mundo do ballet devem saber o nome de cor:

 

Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 – 1893)

O músico russo teve sua estreia no mais famoso ballet de repertório, “O Lago dos Cisnes”, no teatro Bolshoi em Moscou. Graças a Tchaikovsky, a música clássica utilizada para as apresentações de ballet ganhou a importância que tem hoje. Ele também compôs as trilhas sonoras para “O Quebra-Nozes”, “A Bela Adormecida” e “Hamlet”.

 

 

 

Serguei Sergueievitch Prokofiev (1891 – 1953)

Compositor russo mais aclamado no século XX que mesclava em suas obras elementos de percussão e lirismo. Em seus trabalhos no mundo do ballet mais reconhecidos estão presentes “Romeu e Julieta”, “Cinderela”, “A Flor de Pedra” e “Les Pas d’Acier”.

 

 

 

 

Ludwig Aloisius Minkus (1826 – 1917)

Trabalhou como compositor de ballet oficial no Teatro Imperiais de São Petersburgo, na Rússia. Minkus foi o responsável pela trilha sonora de “Don Quixote”, um dos ballets clássicos mais populares, além de, “La Bayadère” e “The Source”, que produziu ao lado de Léo Delibes.

 

 

 

 

Adolphe Charles Adam (1803 – 1856)

Músico e compositor francês que criou grandes obras para o ballet e para óperas. Sua produção mais famosa é “O Holy Night”, traduzida em diversas línguas ao longo dos anos. Já no ballet, seus maiores marcos foram em “Giselle”, “Le Corsaire” e “La fille du Danube”. Durante sua carreira, Adam ensinou a arte de compor a outros grandes artistas.

 

 

 

Clément Philibert Léo Delibes (1836 – 1891)

Compositor francês no século XIX, e um dos alunos de Adam, Léo Delibes foi o músico que fez a ópera Lakmé, trazendo a trilha “O Dueto das Flores”, seu trabalho mais renomado. Além disso, ele trabalhou em “Coppélia” e “Sylvia”, também conhecida como “la Nymphe de Diane”.

 

 

 

 

Agora que você já conhece os nomes responsáveis pelos ballets mais famosos, pode aproveitar ainda mais suas obras.

Confira a nossa playlist de “Compositores Clássicos”:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp