Como o ballet ajuda no desenvolvimento da criança

Dançar é uma diversão! Talvez seja por isso que tantas crianças gostem da atividade. Mas quando se trata de dançar ballet, a atividade pode ser ainda mais importante. Entenda como o ballet ajuda no desenvolvimento da criança.

Ballet infantil

Fonte: Petite Danse.

O ballet é uma das atividades mais recomendadas para crianças e pode ser praticada por ambos os sexos. O ballet combina atividades físicas com musicalidade, lateralidade, coordenação motora e um pouco de teatralização, esta é considerada uma atividade bastante completa para as crianças. Além disso, o ballet auxilia na concentração, postura e ritmo, que são importantes para muitas outras atividades.

Nem todo mundo sabe, mas o ballet é considerado uma arte cênica, pois busca contar uma história através da evolução de uma dança e movimentos corporais, que exigem não só uma boa dedicação da criança, como também muita coordenação motora para se mover corretamente conforme a música.

O ballet pode ser praticado desde muito cedo, por crianças entre 3 e 4 anos. É nesta época que o sistema psicomotor da criança começa a assimilar melhor e fixar com mais facilidade os movimentos e os exercícios propostos Por ser uma ótima atividade para o corpo, o ballet contribui bastante no desenvolvimento do equilíbrio da criança.

O ballet trabalha tanto o corpo quanto a mente, ajudando no desenvolvimento infantil como um todo. Para crianças que têm dificuldade de concentração na escola, por exemplo, o ballet é uma atividade super indicada para auxiliar nessa questão, trabalhando diretamente em conjunto com a escola da criança.

Aula de ballet para crianças

Fonte: Petite Danse.

A dança é um ótimo estimulante, principalmente no que diz respeito à circulação sanguínea e ao sistema respiratório. Crianças com problemas como bronquite e asma podem melhorar muito rapidamente devido a atividade cardiovascular que o ballet proporciona.

O ballet pode ser uma ótima atividade para crianças que apresentam sobrepeso, pois também é uma atividade aeróbica que favorece o aumento do gasto calórico. Atividades que envolvem dança já são consideradas ótimas técnicas para combater a obesidade infantil e o colesterol alto.

Crianças que apresentam problemas de postura podem melhorar muito ao praticar ballet, pois a atividade exige uma recorrente correção postural. A boa postura facilita a execução dos exercícios e a performance das crianças, o que faz com que ela acabe se auto corrigindo mesmo quando não esteja praticando as aulas de dança, que também colabora com o desenvolvimento muscular e formação da coluna.

O ballet ajuda a criança a aumentar a flexibilidade, resistência, agilidade e equilíbrio, além de melhorar seus reflexos, o que é ótimo, pois ela conseguirá praticar todo tipo de atividade física.

Como o ballet ajuda no desenvolvimento da criança

Fonte: Petite Danse.

O ballet pode ajudar no desenvolvimento da sensibilidade das crianças, levando-as a se expressar melhor, principalmente no que diz respeito à socialização de crianças mais tímidas. A atividade também ajuda a relaxar e a liberar endorfina, que fazem bem não só ao corpo, como também a mente.

Crianças com problemas de autoestima, sintomas de stress ou ansiedade podem encontrar no ballet uma oportunidade de melhora, não só devido à atividade em si, mas também devido ao contato frequente com outras crianças.

Agora que você já sabe como o ballet ajuda no desenvolvimento da criança já pode matricular seu filho ou filha em uma das turmas da Petite Danse!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.