Celebre o Dia da Bailarina com grandes histórias do mundo do ballet

Separamos 5 bailarinos que realizaram seus sonhos através de muita dedicação, superação e ambição

O Dia do bailarina, comemorado dia 1 de setembro no Brasil, homenageia aqueles que dançam a modalidade que surgiu no século XV na Europa Renascentista. Esse estilo de dança requer dedicação, leveza, harmonia e muito mais; e para você se inspirar a ser um grande bailarino separamos grandes nomes do mundo do ballet.

Outras características necessárias para ser um grande bailarino envolvem saber ouvir, entender o valor e impacto de cada crítica, seja ela construtiva ou não; saber trabalhar em equipe e se orgulhar da evolução dos outros; compreender seus próprios limites para superá-los quando necessários ou recuar no caso de evitar alguma lesão. E por último, mas não menos importante: não desistir dos seus sonhos!

Para celebrar o dia do bailarino e se inspirar, conheça 5 grandes bailarinos que conquistaram o mundo da dança com as principais características de um bailarino de sucesso:

Marianela Núñez

A bailarina argentina, que iniciou suas aulas de dança aos três anos e se tornou a Primeira Bailarina do Royal Ballet após três anos na companhia – depois de ter entrado no Royal com apenas 16 anos. Em 2010, ela ganhou o prêmio argentino Konex de “Melhor Dançarina da Década”.

De acordo com o diretor artístico da Royal, Kevin O’Hare, Marianela Núñez é “uma das grandes bailarinas de sua geração”.

David Hallberg

Em 2011, Hallberg se tornou o primeiro americano a se tornar o dançarino principal do Bolshoi Ballet. Ele ficou dois anos fora dos palcos devido a uma grave lesão no tornozelo e, após cuidar de sua saúde, em 2016 ele voltou a se apresentar estreando no papel de Franz em Coppélia. Em 2021, Hallberg assumiu o cargo de diretor artístico do The Australian Ballet.

David Hallberg voltou aos palcos como Franz, em Coppélia, dois anos após uma lesão no tornozelo (Foto: The Australian Ballet)

Maria Khoreva

A bailarina russa que, com apenas 21 anos, é a Primeira Solista do Mariinsky Ballet que se formou com um diploma de honra na Vaganova Ballet Academy e ingressou no Mariinsky em 2018. Seu repertório inclui papéis mundialmente famosos como: Kitri, Raymonda, Princesa Aurora e Nikiya. Além disso, Maria ganhou uma competição de ballet na televisão, o Grand Ballet da TV Rossiya-Kultura.

Maria Khoreva, a Primeira Solista do Mariinsky Ballet com 21 anos, já interpreta grandes papéis como Medora, Paquita e Kitri.

Vadim Muntagirov

Ingressou no Royal Ballet School após ganhar uma bolsa no Prix de Lausanne, mas só ingressou na companhia como Dançarino Principal cinco anos após sua formatura, neste tempo ele trabalhou no English National Ballet. Vadim já conquistou dois prêmios do Benois de La Danse, em 2013, como o Príncipe em A Bela Adormecida e, em 2019, desta vez para o Príncipe Siegfried em Lago dos Cisnes.

O bailarino russo, Vadim Muntagirov, já conquistou dois Prêmios Benois de La Danse ao longo de sua carreira.

Ingrid Silva

A bailarina brasileira que aos 8 anos iniciou sua trajetória no ballet por meio de um projeto social e aos seus 18 anos se mudou para Nova York, pois haviam poucas oportunidades para dançarinos negros no Brasil. Atualmente, ela é primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem e, para contar sua história, Ingrid escreveu o livro “A sapatilha que mudou meu mundo” e lançou um curta-metragem contando sua trajetória no ballet que você pode conferir clicando aqui!

A bailarina Ingrid Silva se mudou para Nova York para ir atrás de seus sonhos de se tornar uma bailarina profissional e, hoje, ela é a primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem.

Histórias como essas são grandes inspirações para quem está começando sua trajetória na dança e para você que sonha em se profissionalizar. Também separamos 8 dicas você se tornar um bailarino profissional: é só acessar aqui!

E para se inspirar com outras grandes bailarinas que fizeram história ao longo de suas carreiras clique aqui!

Assista o nosso vídeo para conhecer as 6 características dos bailarinos de sucesso:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
Enviar via whatsapp